Novo número da Revista HISTEDBR On-line é
organizado e lançado pelo HISTEDBA e equipe do Museu Pedagógico da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que participam do Histedbr. A publicação
é o resultado de uma interlocução regional e nacional com o debate acerca dos
problemas sociais e políticos do Brasil, no intuito de entendê-los e contribuir
com as demandas da realidade educacional. No seu conjunto de textos, busca
aproximam o leitor de diferentes temáticas que procuram relacionar estudos no
campo do conhecimento sobre História, Sociedade e Educação. Reúne artigos de
pesquisadores da região Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul do Brasil, além
da participação especial de uma pesquisadora do Centro Interdisciplinario de
Investigacións Feministas e de Estudos de Xénero (CIFEX), USC-ES. Ao todo,
vinte e cinco artigos que compõem este número estão ordenados por assunto pela
variedade de temáticas.
Assim, a REVISTA HISTEDBR on line convida a todos a realizar
uma leitura sobre essa pluralidade de temas. O conteúdo por completo pode ser acessado através do link Revista HitedBr - Março/2014A seguir, o Sumário do v. 14,
n. 55 (2014): Revista HISTEDBR - março/2014
Editorial
Artigos
MEDIOS, NUEVOS MEDIOS
TECNOLÓGICOS DE LA COMUNICACIÓN Y DE LA INFORMACIÓN Y NUEVAS IDENTIDADES DE
GÉNERO
Rita Mª Radl Philipp
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO/REPRODUÇÃO CAPITALISTA NO ATUAL
CONTEXTO LATINO-AMERICANO
José Rubens Mascarenhas de Almeida
ESTADO E “CONVERSÃO” DEMOCRÁTICA: LEGADOS DA NOVA REPÚBLICA
PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990
Antonia Almeida Silva
CLASSE, CULTURA E EXPERIÊNCIA NA OBRA DE E.P.THOMPSON:
CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Lia Tiriba, Célia Regina Vendramini
CULTURA, EDUCAÇÃO, DOMINAÇÃO: GRAMSCI, THOMPSON, WILLIAMS
Angela Maria Souza Martins, Lúcia Maria Wanderley Neves
HISTÓRIA, MEMÓRIA E GERAÇÃO: REMISSÃO INICIAL A UMA DISCUSSÃO
POLÍTICO-EDUCACIONAL
Lívia Diana Rocha Magalhães
A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O PERÍODO POMBALINO
E O DIRETÓRIO DE 1757
Alberto Damasceno
A COMPANHIA DE JESUS E OS USOS DA MEMÓRIA: FÉ, ENSINO E
DOMINAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
Ana Palmira B. S. Casimiro, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria
Cleidiana Oliveira de Almeida, Luciana Canário Mendes
INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO
SÉCULO XVI: UNIVERSIDADE DE COIMBRA E UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Célio Juvenal Costa, Sezinando Luiz Menezes, Luciana de
Araújo Nascimento, Cintia Mara Bogo Bortolossi
A EDUCAÇÃO NA REVISTA A DEFESA NACIONAL: 1913-1945
José Antonio Miranda Sepulveda
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL – A RECREAÇÃO (1889- 1961)
Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Maria de Fátima Rodrigues
Pereira
TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E EXPECTATIVAS SOCIAIS
DOS ESTUDANTES BRASILEIROS: 1960-1980
Ruy H. de Araújo Medeiros, Sérgio Eduardo M. Castanho
A CONSUMAÇÃO DO GOLPE E O MOVIMENTO ESTUDANTIL BAIANO CONTRA
A DITADURA
José Alves Dias
A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA
CATARINA: A IDEIA DE UNIVERSIDADE COMO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO
Leticia Carneiro Aguiar
“MINHA MÃE ME ENTREGOU NAS MÃOS DO PROFESSOR PARA FAZER DE
MIM O QUE QUISESSE E PUDESSE”: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ANGOLA
Washington Santos Nascimento
A CENTRALIDADE DO TRABALHO NA DETERMINAÇÃO DA MOBILIDADE TERRITORIAL
DOS TRABALHADORES
Ana Elizabeth Santos Alves, Miriam Cléa Coelho Almeida
DIMENSÕES HISTÓRICAS DA ESCOLARIZAÇÃO NO MEIO RURAL E URBANO
BRASILEIRO: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas
Astrogildo Fernandes Silva Júnior, José Josberto Montenegro Sousa
A EDUCAÇÃO NO ESPAÇO RURAL E A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO
CAMPO
Cláudio Félix dos Santos
A PRÁTICA DOS EXAMES FINAIS DE UMA ESCOLA ISOLADA RURAL DE NOVO
HAMBURGO/RS (1953-1971)
José Edimar de Souza, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin
AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS NO CAMPO
NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO FINAL DA DÉCADA DE 1980
Jaqueline Daniela Basso, Luiz Bezerra Neto
EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E OBRIGATÓRIA: notas controversas
sobre vagas em creche
José Claudinei Lombardi
CONCEPÇÕES LUTERANAS DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM UMA CRECHE
COMUNITÁRIA
Virginia Georg Schindhelm,
Dayse Martins Hora
TV ESCOLA: MÚLTIPLAS RELAÇÕES, CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Raquel de Almeida Moraes
TRAJETÓRIAS DE EXCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE JOVENS E ADULTOS EM
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Mônica Pereira,
Ester Buffa
REVISTA NOVA ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA (1986 – 1997): FASE DA
ADESÃO À EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO
Fabio Luis Santos Nunes
Documento
O “MANIFESTO NEOLIBERAL” QUE ANUNCIOU AS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS IMPLANTADAS PELOS GOVERNOS DE MARGARET THATCHER (1979-1990)
Amarilio Ferreira Jr., Mariluce Bittar
AS MULHERES E O TRABALHO DOMÉSTICO NO LIVRO “ECONOMIA
DOMÉSTICA”
Daniela Márcia Neri Sampaio, Robson Oliveira Costa Júnior, Ana
Elizabeth Santos Alves
Resenha
DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA NO CAMPO
Urânia T. Amaral, Tânia Maria Rodrigues da Rocha
Resumo
MEMÓRIA E IMAGENS DA BAHIA NO DOCUMENTÁRIO DE ALEXANDRE
ROBATTO FILHO
Ana Luisa de Castro Coimbra
A TROCA DE SÃO BENEDITO POR
NOSSA SENHORA DE LOURDES NA CIDADE DE ENCRUZILHADA-BA: UMA “MEMÓRIA
SUBTERRÂNEA”
Fabíola Pereira de Araújo-Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário