Marxismo21, blog que divulga a
produção teórica marxista no Brasil contemporâneo, lança seção na qual
divulgada dissertações e teses acadêmicas, defendidas em universidades
brasileiras, que tematizam aspectos da teoria marxista e/ou se utilizam de
categorias analíticas e críticas do materialismo histórico e filosófico. (Nota:
ao consultar os trabalhos do arquivo público da Unicamp, acesso aqui, deve-se – ao contrário das
demais bibliotecas digitais universitárias – fazer um cadastramento (login e
senha). Feito isso, todos os demais acessos serão automáticos.).
Mario Manacorda (1914-2013), marxista
italiano, afirmou em seu conhecido livro – Marx e a Pedagogia Moderna – que a
educação é um tema apenas ocasional na obra de Marx e Engels. Todavia, ao
analisarem as relações de produção no capitalismo, a ideologia burguesa, o
desenvolvimento das forças produtivas, a luta de classes e o movimento operário
e socialista, Marx e Engels elaboraram alguns conceitos e elementos teóricos a
partir dos quais se produziu no século XX, além de uma teoria marxista da
educação, uma pedagogia marxista e socialista.
O presente dossiê “marxismo e
educação” disponibiliza aos leitores de marxismo21 uma extenso número de
dissertações e teses, artigos, vídeos e livros, acervo que coloca em evidência
a significativa importância do marxismo – sobretudo do pensamento de Gramsci,
Vigotsky, Althusser, entre outros – no campo educacional brasileiro. No
fundamental, são trabalhos resultantes de pesquisas de natureza teórica e,
sobretudo, de natureza empírica – sobre ensino, educação, conhecimento,
ciência, trabalho, formação educativa, formação política – fundamentadas nas categorias analíticas
elaboradas pelos teóricos marxistas.
Organizado por Patrícia Vieira
Trópia, do conselho consultivo, este dossiê teve a colaboração de vários
editores, conselheiros e amigos do blog; a estes últimos somos gratos pela
valiosa colaboração.
Para acessar o conteúdo, clicar
Marxismo21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário