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segunda-feira, 30 de junho de 2014

HistedBa e Museu Pedagógico organizam e lançam novo número da Revista HistedBR

Novo número da Revista HISTEDBR On-line é organizado e lançado pelo HISTEDBA e equipe do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que participam do Histedbr. A publicação é o resultado de uma interlocução regional e nacional com o debate acerca dos problemas sociais e políticos do Brasil, no intuito de entendê-los e contribuir com as demandas da realidade educacional. No seu conjunto de textos, busca aproximam o leitor de diferentes temáticas que procuram relacionar estudos no campo do conhecimento sobre História, Sociedade e Educação. Reúne artigos de pesquisadores da região Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul do Brasil, além da participação especial de uma pesquisadora do Centro Interdisciplinario de Investigacións Feministas e de Estudos de Xénero (CIFEX), USC-ES. Ao todo, vinte e cinco artigos que compõem este número estão ordenados por assunto pela variedade de temáticas.
Assim, a REVISTA HISTEDBR on line convida a todos a realizar uma leitura sobre essa pluralidade de temas. O conteúdo por completo pode ser acessado através do link  Revista HitedBr - Março/2014A seguir, o Sumário do v. 14, n. 55 (2014): Revista HISTEDBR - março/2014

Editorial

Artigos

MEDIOS, NUEVOS MEDIOS TECNOLÓGICOS DE LA COMUNICACIÓN Y DE LA INFORMACIÓN Y NUEVAS IDENTIDADES DE GÉNERO

Rita Mª Radl Philipp         

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO/REPRODUÇÃO CAPITALISTA NO ATUAL CONTEXTO LATINO-AMERICANO

José Rubens Mascarenhas de Almeida 

ESTADO E “CONVERSÃO” DEMOCRÁTICA: LEGADOS DA NOVA REPÚBLICA PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990

Antonia Almeida Silva

CLASSE, CULTURA E EXPERIÊNCIA NA OBRA DE E.P.THOMPSON: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Lia Tiriba, Célia Regina Vendramini

CULTURA, EDUCAÇÃO, DOMINAÇÃO: GRAMSCI, THOMPSON, WILLIAMS

Angela Maria Souza Martins,  Lúcia Maria Wanderley Neves

HISTÓRIA, MEMÓRIA E GERAÇÃO: REMISSÃO INICIAL A UMA DISCUSSÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL

Lívia Diana Rocha Magalhães     

A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O PERÍODO POMBALINO E O DIRETÓRIO DE 1757

Alberto Damasceno          

A COMPANHIA DE JESUS E OS USOS DA MEMÓRIA: FÉ, ENSINO E DOMINAÇÃO NO BRASIL COLONIAL

Ana Palmira B. S. Casimiro, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Luciana Canário Mendes

INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI: UNIVERSIDADE DE COIMBRA E UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Célio Juvenal Costa, Sezinando Luiz Menezes, Luciana de Araújo Nascimento, Cintia Mara Bogo Bortolossi

A EDUCAÇÃO NA REVISTA A DEFESA NACIONAL: 1913-1945

José Antonio Miranda Sepulveda

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL – A RECREAÇÃO (1889- 1961)

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Maria de Fátima Rodrigues Pereira

TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E EXPECTATIVAS SOCIAIS DOS ESTUDANTES BRASILEIROS: 1960-1980

Ruy H. de Araújo Medeiros, Sérgio Eduardo M. Castanho

A CONSUMAÇÃO DO GOLPE E O MOVIMENTO ESTUDANTIL BAIANO CONTRA A DITADURA

José Alves Dias       

A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A IDEIA DE UNIVERSIDADE COMO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO

Leticia Carneiro Aguiar

“MINHA MÃE ME ENTREGOU NAS MÃOS DO PROFESSOR PARA FAZER DE MIM O QUE QUISESSE E PUDESSE”: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ANGOLA

Washington Santos Nascimento

A CENTRALIDADE DO TRABALHO NA DETERMINAÇÃO DA MOBILIDADE TERRITORIAL DOS TRABALHADORES

Ana Elizabeth Santos Alves, Miriam Cléa Coelho Almeida

DIMENSÕES HISTÓRICAS DA ESCOLARIZAÇÃO NO MEIO RURAL E URBANO BRASILEIRO: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas

Astrogildo Fernandes Silva Júnior,  José Josberto Montenegro Sousa

A EDUCAÇÃO NO ESPAÇO RURAL E A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Cláudio Félix dos Santos

A PRÁTICA DOS EXAMES FINAIS DE UMA ESCOLA ISOLADA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1953-1971)

José Edimar de Souza, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin   

AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS NO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO FINAL DA DÉCADA DE 1980

Jaqueline Daniela Basso, Luiz Bezerra Neto

EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E OBRIGATÓRIA: notas controversas sobre vagas em creche

José Claudinei Lombardi 

CONCEPÇÕES LUTERANAS DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM UMA CRECHE COMUNITÁRIA      

Virginia Georg Schindhelm, Dayse Martins Hora

TV ESCOLA: MÚLTIPLAS RELAÇÕES, CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira,            Raquel de Almeida Moraes

TRAJETÓRIAS DE EXCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Mônica Pereira,       Ester Buffa

REVISTA NOVA ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA (1986 – 1997): FASE DA ADESÃO À EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO

Fabio Luis Santos Nunes 

Documento

O “MANIFESTO NEOLIBERAL” QUE ANUNCIOU AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS IMPLANTADAS PELOS GOVERNOS DE MARGARET THATCHER (1979-1990)

Amarilio Ferreira Jr., Mariluce Bittar

AS MULHERES E O TRABALHO DOMÉSTICO NO LIVRO “ECONOMIA DOMÉSTICA”

Daniela Márcia Neri Sampaio, Robson Oliveira Costa Júnior, Ana Elizabeth Santos Alves

Resenha

DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA NO CAMPO

Urânia T. Amaral, Tânia Maria Rodrigues da Rocha

Resumo

MEMÓRIA E IMAGENS DA BAHIA NO DOCUMENTÁRIO DE ALEXANDRE ROBATTO FILHO

Ana Luisa de Castro Coimbra

A TROCA DE SÃO BENEDITO POR NOSSA SENHORA DE LOURDES NA CIDADE DE ENCRUZILHADA-BA: UMA “MEMÓRIA SUBTERRÂNEA”           

Fabíola Pereira de Araújo-Mello

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