Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Técnicos da Uneb interrompem atividades nesta quinta-feira

09/06/2011 às 09:47 - 
Clarissa Pacheco
Técnicos ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) ligados à Uneb fazem uma paralisação até as 10h desta quinta-feira (9) em frente ao Campus principal da universidade, na Rua Silveira Martins, no Cabula. Os professores da UNEB e das outras estaduais estão em greve há mais de 60 dias.
A movimentação é unificada e acontece, simultaneamente, nas outras três universidades estaduais: UEFS (Feira de Santana), UESC (Ilhéus) e UESB (Sudoeste).
O protesto começou no início da manhã e os portões da Uneb foram fechados por cerca de três horas. De acordo com a categoria, a paralisação unificada dura todo o dia, embora a reunião em frente ao Campus siga até as 10h.
De acordo com o coordenador geral do Sintest, Edson Pinto, os técnicos reivindicam uma pauta unificada nas quatro universidades estaduais da Bahia.
“A situação dos nossos processos está pendente no Estado. Queremos a recomposição salarial, o pagamento da URV e da URP. Além disso, queremos a manutenção da autonomia da universidade, porque os recursos estão sendo cortados a cada dia que passa”, explicou.
No total, cerca de 1.300 técnicos servem à Uneb atualmente. No entanto, segundo Edson, há necessidade de novos funcionários, já que muitos são terceirizados, o que quebra a autonomia de gestão da universidade.
“Queremos a aprovação da Lei Estadual nº 11.375, que defende a regulamentação administrativa das universidades”, disse o coordenador.
Assembleia – Logo mais, às 12h, técnicos, professores e estudantes da Universidade se reúnem na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) para discutirem as pautas de reivindicação. De acordo com Edson Pinto, os servidores seguem em paralisação unificada durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário