Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vereadores de Conquista decepcionam o Magistèrio Municipal


Os professores da Rede Municipal de Ensino estão revoltados com os vereadores municipais de Vitória da Conquista que, nesta segunda-feira, 20/06, aprovaram o projeto de lei 014/2011 – encaminhado pela prefeitura à Câmara - que define o Plano de Carreira da categoria.
Os professores da Rede Municipal de Ensino estão revoltados com os vereadores municipais de Vitória da Conquista que, nesta segunda-feira, 20/06, aprovaram o projeto de lei 014/2011 – encaminhado pela prefeitura à Câmara - que define o Plano de Carreira da categoria.
Embora os educadores tenham realizado sessão especial, explicando todos os problemas do projeto de lei 014/2011, e participado de reuniões com a Comissão de Educação da Câmara para pedir que tal projeto não fosse aprovado sem as alterações necessárias, os vereadores foram unânimes em ratificar a proposta da prefeitura. “Nenhum vereador votou contra o governo, deixando-nos a mercê de um projeto que, literalmente, destrói a nossa carreira”, afirmou o presidente do SIMMP, Cezar Nolasco.
Dentre os problemas contidos no plano de carreira estão a tabela salarial, que contém apenas dois níveis, desvalorizando a formação e o tempo de serviço docente, o salário inicial de apenas seiscentos reais e a retirada de direitos históricos da categoria como: a ampliação da permanência na classe de dois para cinco anos,  a garantia da progressão na carreira para quem possui mandato classista (ou seja, que assume a direção do SIMMP); a elaboração do calendário letivo pelo Conselho Municipal de Educação, ficando agora a critério da SMED – Secretaria Municipal de Educação; dentre outras questões.
 “Nós estamos de luto porque o prefeito Guilherme Menezes conseguiu enterrar a carreira do professor com esse projeto, que não contempla todos os níveis e deixa de lado os docentes que possuem especialização, mestrado ou doutorado”, destacou Nolasco.
Durante a sessão, que foi bastante polêmica, os profissionais da educação manifestaram, de diversas maneiras, sua indignação com a assembleia legislativa: rasgaram o documento encaminhado pela prefeitura,  apresentaram cartões vermelhos aos vereadores durante as suas falas, além de virar às costas aos parlamentares após a aprovação do projeto. Ao final da sessão, os professores se dirigiram a porta da Câmara para expor à comunidade que os vereadores estão coniventes com a postura autoritária da prefeitura municipal.
A categoria está em greve há três semanas e só discutirá os rumos do movimento na próxima assembleia, que será realizada no dia 04 de julho, às 8 horas, na Câmara de Vereadores.
Fonte: http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/2011/06/21/vereadores-decepcionam-magisterio-municipal-informa-nota-do-simmp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário