Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Professores descrentes em proposta concreta por parte do Estado

Seg, 06 de Junho de 2011

Foto: Angela Natsumi/Teia de Notícias
Por Angela Natsumi
Os professores das universidades estaduais da Bahia, em greve há dois meses, retomam nesta segunda-feira (6), às 17h, na sede da Secretaria da Educação (SEC), as negociações com o Governo do Estado, interrompidas no dia 27 de maio. A nova proposta, formulada pelos reitores para tentar o fim do impasse, será discutida na reunião com a presença de representantes das secretarias de Relações Instituciinais (Serin), de Administração (Saeb) e da SEC.
O documento sugere a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) até 2014, sendo distribuída em quatro parcelas de 8% nos meses de março e outubro, em 2011 e 2012. Neste caso, os professores e o governo voltam a negociar índices e prazos do restante da incorporação em janeiro de 2013. Assim, seria incorporado em torno de 51% da CET e estaria mantida a restrição a novos ganhos reais de salários para os professores durante o período de 2011 a 2012.
A professora Nora de Cássia Oliveira, do comando de greve da Associação de Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), afirma que a categoria não "está esperançosa" quanto a uma proposta concreta do governo. Segundo Nora, os professores retiram o acampamento na Assembleia Legislativa nesta segunda, por conta da retomada das negociações. "Mas a greve não acabou", afirma.
As associações de docentes da Uesb, Uesc e Uefs têm assembleia marcada para esta terça-feira (7), quando será apresentado o resultado da reunião de hoje. Na Aduneb, a assembleia acontece na quarta-feira (8).

Um comentário:

  1. Não concordo com as políticas desse governo,concordo que as condições acadêmicas que nos oferecem prejudica o aprendizado do discente e a qualidade da didática do docente.Porém essa greve só esta piorando as coisas,pois a unica coisa que talvez mudará com ela vai ser alguma melhoria salarial dos professores,o que não é injusto!Mas todo o resto não será atendido e no final haverá um prejuízo de tempo para os discentes!E DESDE QUANDO QUE "Professores e estudantes da UESB continuam em greve em defesa de condições dignas de trabalho e de estudo!!!"?Até onde eu sei é a minoria dos estudantes que desejam a greve no momento,pelo menos os estudantes que não querem greve para ficarem vagabundando,ou ganhando dinheiro de partidos políticos,ou fazendo caminho para um futuro em partidos políticos.....E até onde eu sei também é a minoria dos professores que desejam a greve no momento,pois desde o inicio a maioria não era a favor,mas quem decidiu foram os afiliados da adusb...que não representam nem 50% dos professores e muitos ali estão interessados em "preparar o terreno" para ganho de cargos administrativos e para eleições políticas tanto a nível da reitoria quanto a nível municipal e estadual....

    ResponderExcluir