Direção: João Jardim
Brasil, 2006
Duração: 88 min.
Documentário sobre o dia-a-dia de alunos e professores nas escolas do Brasil. Retrata a deterioração da educação e das condições de ensino no Brasil a partir dos depoimentos de estudantes de 14 a 17 anos, em três estados do Brasil (Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), de diferentes classes e camadas sociais, de escolas públicas e particulares. Realizado entre abril de 2004 e outubro de 2005.
Pro Dia Nascer Feliz é o segundo longa-metragem dirigido por João Jardim. Ganhou os Kikitos de Ouro de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Trilha Sonora, o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio da Crítica, no Festival de Gramado. Ganhou o prêmio de Melhor Documentário - Júri Oficial, o Prêmio da Juventude e o Prêmio Bombril de Melhor Documentário Brasileiro, na Mostra de Cinema de São Paulo.
- SinopseDefinido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário