Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

100 mil estudantes na Marcha pela Educação no Chile

"Ainda cremos nos sonhos"
Foto Joanne Cardoso/Adital
Cem mil estudantes encheram as ruas de Santiago do Chile na Marcha Nacional pela Educação convocada por organizações estudantis para reivindicar uma "educação pública, gratuita e de qualidade”.

Karol Assunção, da Adital.
17 MAIO, 2012 - 14:57

A mobilização de quarta-feira superou a realizada no dia 25 de abril, quando cerca de 80 mil pessoas foram às ruas para protestar. Desta vez, 100 mil manifestantes reuniram-se de manhã na Praça Itália, de onde saíram em marcha pela Alameda e Mac Iver para chegar à Estação Mapocho.
Os estudantes pedem uma reforma tributária e educacional no país. No material divulgado para a convocatória da Marcha, a Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Fech) destacou a mercantilização dos direitos no Chile. De acordo com a Federação, o Ensino Superior no país é encarado como um "grande negócio”.
De acordo com informações de agências, a mobilização registrou alguns incidentes no final do acto, quando um grupo de cerca de 200 pessoas encapuzadas atiraram pedras e garrafas contra as Forças Especiais de Carabineiros, os quais responderam com bombas de gás lacrimogeneo e água.
A manifestação desta quarta-feira foi convocada pela Confederação de Estudantes do Chile (Confech), Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Aces) e Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Cones). Além de Santiago, outras cidades também programaram manifestações para em Copiapó, La Serena, Valparaíso, Talca, Concepción, Chillán, Valdivia, Osorno e Castro.
Fonte: Esquerda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário