Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seminário Internacional - "90 anos de movimento comunista no Brasil",


Por iniciativa do Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana (NEOM) - constitutivo do Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho -, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas,  ocorrerá entre os dias 13 e 17 de agosto de 2012, em Marília/SP, o Seminário Internacional - "90 anos de movimento comunista no Brasil", que contará com a presença de importantes intelectuais do Brasil e do exterior, especialistas nos temas propostos.

Graças ao esforço teórico-militante de alunos e professores do Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho, a Unesp de Marília se transformou em uma referência para a discussão da obra marxiana, dos pensadores marxistas e do movimento revolucionário internacional. Nos últimos dez anos foram realizados vários eventos que tiveram como mote central a perspectiva teórica referida. Os seminários sobre "Teoria Política do Socialismo", realizados a cada dois anos, já fazem parte da agenda de pesquisadores-militantes que projetam em seus horizontes teórico-práticos a perspectiva da plena emancipação humana. Além destes seminários de "maior envergadura", outros, discutindo temas contingenciais também foram organizados. Com um público cada vez maior - são os maiores eventos realizados pelo campus de Marília, com média de 500 inscritos, além dos ouvintes - tais atividades demonstram e comprovam a emergência e urgência dos temas tratados. Perseguindo a mesma senda, estamos organizando este ano uma comemoração aos "90 anos de batalhas teórico-práticas" dos comunistas brasileiros. Para tanto, contaremos com a presença de convidados que, em muitos casos, se "confundem com a própria história a ser discutida", pois fizeram e fazem parte, organicamente, de tal processo.

Além dos debates teóricos, tais eventos promovem (re) encontros pessoais extramente férteis, onde estudantes/pesquisadores trocam idéias, compartilham experiências que, muitas vezes, desdobram-se em grandes amizades. Além do que, sempre é muito bom rever os antigos amigos. É isso! Além de tudo, é um momento de encontro cultural.

Por tudo isso temos o prazer de convidá-lo para o nosso evento!!!!

Agende-se, programe-se, envie um trabalho. Visite a página do nosso evento em  http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp


Abaixo, elencamos os nomes dos palestrantes confirmados para nosso evento.

Anderson Deo
(pela organização).
Anderson Deo (Unesp/Marília)
Angélica Lovatto (Unesp/Marília)
Angelo Priori (UEM)
Antonino Infranca (Barcelona/Itália)
Antonio Carlos Mazzeo (UNESP/Marília)
Bernardete W. Aued (UFSC)
Candido Giraldez Vieitez (Unesp/Marília)
Carlos Eduardo Jordão (Unesp/Assis)
Cel. Sued Lima (Coronel-Aviador Reformado/FAB)
Cláudio Lopes Maia (UFG)
Décio Saes (Universidade Metodista de São Bernardo do Campo)
Fátima Cabral (Unesp/Marília)
Giovanni Alves (Unesp/Marília)
Isabel Monal (Universidad de La Habana/Cuba)
Jair Pinheiro (Unesp/Marília)
José Paulo Netto (UFRJ)
Leila Escorsim (UFRJ)
Lincoln Secco (USP)
Lúcio Flávio de Almeida (PUC-SP)
Marco Aurélio Santana (UFRJ)
Marcos Del Roio (UNESP/Marília)
Maria Orlanda Pinassi (Unesp/Araraquara)
Marly Vianna (UFSCar/UNIVERSO)
Marta Harnecker (Venezuela)
Mauro Iasi (UFRJ)
Miguel Vedda (UBA/Argentina)
Paulo Douglas Barsotti (FGV-SP)
Paulo Ribeiro da Cunha (Unesp/Marília)
Ricardo Antunes (Unicamp)
Sergio Lessa (UFAL)
Virgínia Fontes (UFF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário