Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vitória dos Estudantes: Ocupação da UFS conquista avanços junto ao MPF

Reunidos há mais de cinco horas junto ao Ministério Público Federal, os estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe arrancaram avanços significativos em todas as pautas apresentadas. A audiência ocorreu na noite desta quarta-feira, 8 de Junho,  e contou com a presença do Vice-reitor da UFS, Ângelo Antonioli, o procurador do MPF, Pablo Coutinho Barreto, uma comissão de professores do Departamento de Comunicação Social.
Os estudantes conquistaram prioridade máxima na contratação de professores substitutos e efetivos, aquisição de equipamentos e materiais. A administração dos espaços laboratoriais passa para as mãos do Departamento de Comunicação Social, as salas de projeção audiovisual já estarão encaminhadas para este semestre. A reitoria deverá entregar o prédio do Complexo de Comunicação Social até o mês de Setembro de 2012.
Com relação a Radio UFS ficou acertada uma audiência pública, que terá a função de rediscutir a estrutura de funcionamento da emissora e seu conselho administrativo.  O limite de tempo de programação não será utilizado com critério de confecção do edital, o que abre a possibilidade de qualquer estudante apresentar uma produção mais significativa. “A democratização da Radio UFS será nossa pauta permanente daqui para os próximos tempos, os avanços conquistados junto ao MPF foram cruciais para a concretização desta luta”, afirmou Pedro Alves, estudante de Comunicação da UFS.
De acordo Bárbara Nascimento, estudante do 7º período do curso de Comunicação Social da UFS, a omissão da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes foi sofrível. “ O DCE em nenhum momento nos apoiou, nunca passou no prédio da Reitoria, e agora quer falar na imprensa que está do nosso lado?  Entendemos que este tipo de oportunismo deve ser denunciado”, declarou. Bárbara ressaltou o papel da ocupação da UFS para toda a universidade. “Se o DCE não quer puxar assembléia geral nós puxamos, se eles não querem brigar por qualidade na UFS, nós queremos”. O representante do DCE esteve presente na audiência na sede do MPF, mas não se manifestou em qualquer momento.

Marcha das Migalhas
Na assembléia ficou encaminhado um ato da campanha “Chega de Migalhas”. O objetivo da manifestação é chamar todos os estudantes e trabalhadores da educação para uma “Marcha contra as Migalhas na educação!”. Os professores da rede estadual, servidores técnicos administrativos e servidores da SEED serão convidados a participar da atividade.
Fonte Henrique Maynart, do coletivolevante@googlegroups.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário