Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OS CARAS DE PAU


Governo vai aos meios de comunicação espalhar mentiras. Alguma novidade?
Mais uma vez o governo desloca o debate do campo da política para o mundo da fantasia. No mundo  mágico dos Srs.parlamentares, a educação na Bahia parece estar a mil maravilhas. O Sr. secretário de educação, Osvaldo Barreto, montou seu picadeiro no jornal Bahia Meio Dia para dizer que o salário dos professores das universidades estaduais é maior que o dos docentes das federais (Mesmo tendo o maior PIB do Nordeste, os salários dos professores da Bahia só não são piores que o do Maranhão!).
Disse ainda que o tal decreto 12.583/11 em nada afeta as universidades, fazendo crer que todo o movimento grevista é uma grande farsa. Bem, é realmente uma pena que nem tudo neste mundo seja fantasia, caso contrário, poderíamos contar com o detector de mentiras do Pinóquio em pleno horário comercial.
Contar mentiras se tornou a especialidade deste governo, que tanto investe em publicidade para
mostrar uma Bahia que só é vista nos comerciais (Assista no YouTube: “Quero morar na propaganda
do governo da Bahia), bem diferente do dia-a-dia da população que, infelizmente, vive no mundo real. É espantoso o esforço que o PT faz para negar sua continuidade com as velhas práticas carlistas.
A greve dos professores e dos estudantes da UESB já dura quase dois meses e até o momento o governo não demonstrou qualquer disposição em atender as reivindicações do movimento. Na verdade, o que o Estado fez foi cortar os salários dos professores, comprometendo as condições de vida das suas famílias. Para completar, o governo se retirou da mesa de negociações numa tentativa autoritária de acabar com a disposição de luta dos grevistas. A greve – que atinge também os professores da UEFS, UNEB e UESC, e os estudantes desta última – foi a forma mais legítima encontrada pela comunidade universitária para protestar
contra o descaso que os sucessivos governos dos mais variados partidos têm tratado a educação pública na Bahia.
As universidades estaduais vivenciam um processo crescente de deterioração das condições mínimas de realização das suas atividades acadêmicas. Enquanto na propaganda do governo, o que se vê é a ampliação de cursos superiores e do aumento de alunos matriculados em busca de uma formação profissional capaz de resolver todos os seus problemas. Na prática, o que presenciamos é a falta de salas de aula, livros, espaço físico e professores para os estudantes realizarem os seus cursos, e quando saem, nem sempre encontram emprego. É preciso lembrar que os estudantes também estão em greve, ao contrário do que certos canais de comunicação fizeram parecer ao mostrar o quanto a greve prejudica a vida acadêmica dos discentes. Isso, porém, é outra mentira, pois as atividades acadêmicas são prejudicadas diariamente por conta dos baixos recursos destinados à educação.
Como se isso não bastasse, o governo decretou que os serviços públicos – entre eles, a educação – terão seus recursos ainda mais reduzidos, o que significa aprofundar a precariedade desses serviços para a população. O papel do Estado é canalizar recursos para projetos que atendem aos interesses do patrão e do
grande capital. Somente unidos os trabalhadores podem derrotar um dos seus maiores inimigos: o Estado, pois, o governo é como feijão duro, só se cozinha na pressão. Entre nessa luta!
Professores e estudantes da UESB continuam em greve em defesa de condições dignas de trabalho e de estudo!!!
Comissão de Mobilização do Movimento Grevista da UESB – 02/06/2011

2 comentários:

  1. Não concordo com as políticas desse governo,concordo que as condições acadêmicas que nos oferecem prejudica o aprendizado do discente e a qualidade da didática do docente.Porém essa greve só esta piorando as coisas,pois a unica coisa que talvez mudará com ela vai ser alguma melhoria salarial dos professores,o que não é injusto!Mas todo o resto não será atendido e no final haverá um prejuízo de tempo para os discentes!E DESDE QUANDO QUE "Professores e estudantes da UESB continuam em greve em defesa de condições dignas de trabalho e de estudo!!!"?Até onde eu sei é a minoria dos estudantes que desejam a greve no momento,pelo menos os estudantes que não querem greve para ficarem vagabundando,ou ganhando dinheiro de partidos políticos,ou fazendo caminho para um futuro em partidos políticos.....E até onde eu sei também é a minoria dos professores que desejam a greve no momento,pois desde o inicio a maioria não era a favor,mas quem decidiu foram os afiliados da adusb...que não representam nem 50% dos professores e muitos ali estão interessados em "preparar o terreno" para ganho de cargos administrativos e para eleições políticas tanto a nível da reitoria quanto a nível municipal e estadual....

    ResponderExcluir
  2. Ah....já tinha me esquecido!Vocês não queriam copa do mundo e olimpíadas?Pois bem,agora vocês tem.....mas na hora de comemorar a realização dos eventos e as premiações de campeões,que provavelmente não vão ser do brasil,não se esqueçam de onde veio o dinheiro para esses eventos que lhes vão encher de orgulho.....veio da educação,da saúde e etc.

    ResponderExcluir