Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

QUE VERGONHA, GOVERNADOR!

Por Manuela Berbert*
Educação é a base de tudo. Não consigo encontrar uma outra forma de começar esse texto. Porque é a educação que norteia um indivíduo, uma família, uma cidade, um estado. Educação é, e deve ser, prioridade em qualquer governo sério. O grande problema é que as palavras seriedade e governabilidade não andam caminhando juntas na minha Bahia. E isso me deixa envergonhada.
Desde quando os professores das universidades públicas entraram em greve, venho lendo e acompanhando muita coisa: fatos, argumentos, dados, manifestações, corte de salário etc. O que me incomoda, sinceramente, é o silêncio do governador. É a arrogância velada de um homem que investiu milhões em propaganda para se reeleger, e agora é incapaz de aparecer dando uma explicação à população que acreditou nele. O que me incomoda é esse visível coronelismo tão criticado anos atrás, do qual nós acreditávamos estar livres.
Acho que o nobre governador não está honrando o cargo que exerce. Na cátedra do poder, parece ignorar a batalha daqueles precisam de uma formação superior para ser inseridos no mercado de trabalho. Parece desconhecer a luta daqueles que mantém aluguéis e demais despesas residenciais, na esperança de um retorno às atividades. Parece não saber que educação é o alicerce para a democracia e para o crescimento do estado que dirige.
Afasto-me de toda e qualquer regra jornalística para escrever esse artigo. Escrevo como alguém que observa milhares de jovens e adultos se humilhando por uma vaga naquelas salas de aula. Escrevo como alguém que acompanha a frustração daqueles que traçaram metas na vida acadêmica e pessoal, e hoje se encontram sem rumo e sem salário. Escrevo como alguém que está arrasada com a insolência do governante do próprio estado. Escrevo, acima de tudo, como cidadã, ciente dos meus direitos e dos seus deveres, governador! E, na minha humildade opinião, acredito que o senhor precisa saber o que é EDUCAÇÃO!
*Manu Berbert é jornalista e colunista da Contudo.
Fonte: blog  Pimenta na Muqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário