Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

CARTA ABERTA À COMUNIDADE UESPI


Inadmissível que no meio acadêmico haja intolerância e perseguição teórico-metodológica e político-ideológica. A pluralidade filosófica, científica e política são fundamentais para o avanço do conhecimento e para alicerçar as necessárias transformações sociais.
Diante dos ataques coesos da direita, que os marxistas unifiquem seus esforços no combate ao crescente macartismo, vários grupos de pesquisa, revistas, laboratórios e institutos manifestam apoio ao grupo de estudos marxistas da UESPI, em Paranaíba - PI, e explicitam seu veemente repúdio à intolerância acadêmica e política, crendo que é preciso aprofundar o embate no âmbito filosófico, científico e político, sem necessidade de desferirem-se ataques pessoais e familiares.

CARTA ABERTA À COMUNIDADE UESPI

Viemos através desse documento público e democrático abrir diálogo com a comunidade acadêmica. Alguns episódios têm marcado nosso percurso de luta e exercício da possibilidade de (re) invenção de nossa história, há pouco mais de dois anos, em extensão de nossas atividades de ensino fundamos um grupo de estudos e pesquisas que contempla a UESPI e a UFPI, agrupamo-nos por afinidades ideológicas e acadêmicas em torno do cotejamento do legado teórico-prático de Karl Marx e Engels, optamos por dedicar parte de nosso tempo de estudo à análise da realidade a partir da crítica da sociabilidade do capital. Desde então, um grande “frisson” tem marcado nossa caminhada, enfrentamos cotidianamente o desrespeito daqueles que, ou por incompreensão ou por posição ideológica nazifascista, têm tentado nos fazer sucumbir. Todavia, combatemos o bom combate...
Somos sistematicamente hostilizados e difamados, por um pequeno grupo que, na exaltação do autoritarismo/conservadorismo nos tenta calar. Historicamente isto se coloca: sempre que a ousadia se insurge o reacionarismo tenta sufocá-la. Somos acusados de ser “revolucionários” ou de anunciarmos a possibilidade da revolução iminente, esta acusação nos soa bastante simpática vez que “ser jovem e não ser revolucionário é uma grande incoerência” (Che). E é exatamente em busca da subversão das injustiças e dos contrastes sociais que trilhamos nossos ideais, contudo este mérito tem causado incômodo, encontramo-nos então diante de uma tentativa histérica, alucinada, narcisista e maldosa de desvirtuar nossa causa e nos associar a atitudes autoritárias e violentas. Fato que não nos caracteriza e muito menos abala, mas, sobretudo, nos convida ao debate, estamos abertos para uma compreensão dialógica dos fatos. Optamos por nos dirigir abertamente à comunidade UESPI para dirimir dúvidas e contemplar certezas, mediadas pela coragem de assumir quem somos e o que queremos: um mundo melhor para todos, pois, “se o presente é luta, o futuro nos pertence”.

Em tom de esclarecimento, gostaríamos de citar fatos que comprovam os ataques que temos sofrido:
Dia 22/05/2012, realizamos o SEMINÁRIO EM DEFESA DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA: pela abertura dos arquivos da DITADURA, que terá sua segunda edição dia 06/06/2012, com homenagem a Antonio de Padua Costa, parnaibano morto na guerrilha do Araguaia. Porém, durante a divulgação do seminário, observamos num site, ataques pessoais ao Professor Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco, o estranho é que todo vez que alguém se levanta em nome da memória histórica de luta contra o autoritarismo, as micro organizações nazifascista, produzem discursos diversos/fofocas, desejando unicamente sabotar nossa luta.
Outro acontecimento que chama atenção é que, em sala de aula, temos escutado comentários do tipo “vou acabar com os marxistas”, mais uma vez nos perguntamos, seria esta uma manifestação do antigo CCC – Comando de Caça aos Comunistas, que perseguiu, desapareceu, torturou e matou inúmeras pessoas?Outro acontecimento que interrogamos, ocorreu na Uespi dia 30/05/2012, uma briga entre alunos do curso de História. É preciso primar pela verdade histórica, o aluno “agredido” estava sistematicamente hostilizando de formas diversas uma aluna do curso de História, fato este inclusive proibido pela Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher em nossa sociedade dissemina-se inclusive entre a chamada elite intelectual do país, os universitários. Então, o namorado da aluna agredida, em defesa ao respeito pela mulher, procurou averiguar os fatos, sendo também “provocado”, sistematicamente, até, em nossa avaliação, infelizmente, irem as via de fato. A aluna e seu namorado documentaram suas versões dos fatos na Delegacia da Mulher, denunciando o ocorrido. Pelo fato do casal de alunos serem orientandos do Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco, mas uma vez, adivinhem a quem tem sido associado o ocorrido? O acontecimento trata-se de um problema ideológico grave, pois historicamente a mulher tem sido vítima do machismo, sem ninguém tomar uma atitude.
Destacamos também o ocorrido durante as paralisações do Movimento SOS-UESPI, no horário da noite, quando nos organizávamos para realizar um momento cultural, com banda e outros adereços, ao faltar energia elétrica, de imediato, fomos acusados de ter desligado a energia geral, solicitamos à Direção da UESPI uma investigação e, a conclusão do perito foi que no momento de pico de uso da energia, por problemas técnicos, a capacidade de uso da energia se esgotou, não sendo, portanto, nossa culpa. Mais uma vez indagamos, por que estes sabotadores da luta do povo, a todo custo procuram nos caluniar autoritariamente e falseadamente?
Poderíamos elencar muitos outros eventos autoritários que em nossa sociedade buscam calar os que acreditam no fim da exploração do homem pelo homem, e que na UESPI de Parnaíba, buscam golpear sorrateiramente nossa luta.
Somos militantes, entendemos a Universidade enquanto espaço plural, de diálogo político, um militante não teme a luta, avança sem medo, sua coragem é embalada pelo desejo de amar e de mudar as coisas.

Grupo de Estudos Marxistas Piauiense – GEMPI UFPI-UESPI
Assinam como apoio:

·         Centro de Estudos Marxistas (CEMARX-UNEB)
·         Centro de Estudos Marxistas (CEMARX-UNICAMP)
·         Centro Popular de Estudos Contemporâneos (Goiás)
·         Coletivo de Educação e Marxismo (COLEMARX-UFRJ)
·         Espaço Marx (Maringá)
·       Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes – Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GEILC-UESB)
·        Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Classes Sociais (GEPECSO-UNIFESP/Guarulhos)
·        Grupo de Estudos e Pesquisa da América Latina (GEPAL-UEL)
·        Grupo de Estudos Marxistas (GEM-FACED-UFC)
·        Grupo de Pesquisa As Classes Sociais no Capitalismo Contemporâeo (CLASCCO-UNIFESP)
·        Grupo de Pesquisa Capitalismo e História (UFG)
·        Grupo de Pesquisa História e Poder (Unioeste)
·        Grupo de Pesquisa História dos Partidos e Movimentos de Esquerda (UFBA)
·        Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR (UNICAMP)
·        Grupo de Pesquisa Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas (GEINT)
·        Grupo de Pesquisa Marx (GMARX-USP)
·        Grupo Temático Trabalho, Movimentos Sociais e Sociabilidade Contemporânea (UNESP)
·        Instituto Astrogildo Pereira (UNESP)
·        Instituto Caio Prado Jr (ICP)
·        Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR-UFC)
·        Laboratório de Estudos Marxistas (LE-MARX/USP)
·        Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Socias (LABELU-UEFS)
·        Linha de Pesquisa Estado e Poder – PPGH-Unioeste
·        Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC-UFG)
·        Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais (NEILS-PUC-SP)
·        Núcleo de Pesquisa Educação e Marxismo (NPEM-UFPR)
·        Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Marx (NIEP-Marx- UFF)
·        O TEMPO - Grupo de Estudos de Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder (UERJ)
·        Revista Antítese
·        Revista Crítica do Direito
·        Revista Em Debate
·        Revista História & Luta de Classes
·        Revista LABOR
·        Revista Lutas Sociais
·        Revista Margem Esquerda
·        Revista Mouro
·        Revista Novos Rumos
·        Revista Novos Temas
·        Revista Outubro
·        Revista Princípios

Outros Apoios
·         Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP)
·         Associação de Docentes da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia
·         Sindicato dos Professores (SINPRO) de Nova Friburgo e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário