Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

Quem sofre com a Copa do Mundo e as Olimpíadas


Charge: psolriodasostras.wordpress.com
Por Ana Moser 

Nesta semana participei de uma Plenária organizada pelo Instituto Polis com o tema “Direito à Cidade”, dentro do contexto dos grandes eventos. A Plenária fazia parte da programação da Cúpula dos Povos, na Rio+20. Fui lá representar o Atletas pela Cidadania e apresentar a proposta de Legado Esportivo dos grandes eventos. O Atletas luta pelo esporte para todas as crianças e jovens nas escolas, para dobrar a prática de esporte pela população e pela construção de um sistema nacional que dê sustentabilidade a todas as manifestações do esporte e que consolide uma cultura de prática esportiva na nossa sociedade.
  
Mas o que ví lá era triste, não só nas falas dos presentes, mas especialmente num vídeo apresentado pelo Instituto Polis, com imagens e depoimentos sobre as desocupações impostas pela construção dos estádios, parque e vila olímpica, vias de acesso e outras obras em curso para os grandes eventos. Uma tristeza mesmo, pessoas que moravam há décadas em favelas e outras formas de organização comunitária, removidas para 70 km de distância, ou recebendo indenizações de R$ 8 mil. Tropa de choque invadindo os lugares, tratores derrubando tudo, cenas muito tristes mesmo, não consigo ter outro sentimento.

Uma realidade que não é mostrada na grande mídia, mas que é tema de vários relatórios de especialistas e instituições de defesa dos direitos humanos. Mas essas coisas não tem espaço frente a pressa para finalizar as obras e entregar os dois eventos. E na hora em que os eventos estiverem acontecendo, também ninguém se lembrará dessas dezenas de milhares de pessoas que mudaram suas vidas para sempre por causa da Copa e das Olimpíadas no Brasil.
Fonte: Br.esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário