Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Assembleia Universitária estabelece Comando Unificado

Após 11 anos a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) voltou a promover umas das instâncias mais importantes da instituição. A realização da Assembléia Universitária (AU) na terça, 19, foi considerado um momento histórico por ampliar a aliança entre os três segmentos (professores, estudantes e funcionários), rever posicionamentos tomados pelas categorias, respeitando-se pontos em comuns e distintos, e, finalmente fortalecer o movimento paredista em curso. 
Com quase sete horas de intensos debates políticos e reflexões de qual caminho adotar para implementar a luta unificada, a AU tirou indicativos que servirão para nortear a greve e se tornou um primeiro passo para que as ações saiam dos muros da academia e passe a envolver a sociedade na defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referendada. 
Apesar de a famigerada Lei 7176/97 ter retirado o papel da AU, a sua realização enquanto espaço de proposição política foi uma ação crucial para o fortalecimento da instituição. Prova disso, foi a ampla participação dos três segmentos acadêmicos e segmentos sociais da comunidade externa, responsáveis pela aprovação de proposições mais avançadas no sentido de radicalizar o movimento, uma vez que este é o único rumo que resta na luta contra a política de sucateamento da Educação Pública. 

Encaminhamentos consolidados

A primeira medida adotada pela AU foi conscientizar os servidores-técnicos a ingressarem na greve unificada para o seu fortalecimento. Os funcionários, entretanto, afirmaram que apesar de já ter iniciado uma mobilização, a deflagração da greve requer um tempo maior haja vista as dificuldades encontradas em seu interior. Mesmo com esta categoria ainda não estando em greve, foi aprovada a criação de um Comando Unificado, com os seus membros sendo eleitos no próximo encontro já agendado para o dia 04 de maio, às 8h, no campus de Itapetinga. 
A deliberação tomada no dia anterior pelos professores (veja aqui) em liberar as aulas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e os estágios foram reavaliados e considerados como sendo um impedimento no fortalecimento do movimento, pois está minando a luta. Com a nova decisão, os alunos sinalizaram que será necessária a realização de piquetes para impedir as aulas. 
No que diz respeito às questões referentes à reitoria, a plenária da AU aprovou uma Auditoria Pública nas contas da Universidade em busca de transparência, já que a administração não se mostra disposta a apresentar para a Comunidade Acadêmica como as verbas da instituição estão sendo aplicadas. Também foi aprovada a campanha para mudança no Estatuto da UESB e a ocupação da Rádio e TV UESB devido a sua inoperância quanto à cobertura do movimento. 
Com a instituição do Comando Unificado, apesar da permanência de ações programadas no interior de cada categoria estarem garantidas, a partir de agora as atividades devem ser programadas conjuntamente. Nesta perspectiva, a AU deliberou por um encontro com os professores da Rede Pública de Ensino de Vitória da Conquista e acatou a decisão tomada na assembleia dos docentes e na próxima quinta, 28, um Ato Público será realizado na região do Iguatemi, em Salvador, com a participação das demais universidades.   

3 comentários:

  1. Que coisa!!!! A assembleia da ADUSB DELIBEROU, democraticamente, o retorno das aulas das pós-graduações. A assembleia (universitaria), citada acima, sem nenhum formalismo INDICOU a formação de piquetes por parte dos alunos, segundo o noticiário acima. Pergunto-me, o que faremos?? A ADUSB vai rever a decisão da assembleia, que é institucionalizada? Vou marcar as aulas da minha turma do mestrado?? O impedido de desenvolver atividades de pós-graduação é um procedimento que não se justifica, podendo prejudicar alunos e a própria instituição, pois temos contratos de bolsas com instituições de fomento como FAPESB, CNPq e CAPES, e por isso houve o BOM SENSO, dos professores em liberá-las, o que temo não ter acontecido na AU. Por favor ADUSB, o que faremos?

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras de Márcio.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    Estou com um documento em mãos liberando as atividades de Estágio pelo Comando de Greve com data do dia 12/04. Com base nesse documento, fiz reunião na Escola Campo com direção e professores firmando o convênio de Estágio e os alunos já estão em campo.Penso que uma atitide dessa fere o nome da instituição UESB na comunidade.Além do mais, aqui em Jequié aconteceu uma greve na rede municipal inviabilizando nossas atividades. Pergunto: O que fazer agora??

    ResponderExcluir