Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Colóquio Internacional O colapso das ditaduras: História e Memória


Colóquio Internacional
O colapso das ditaduras: Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul - História e Memória

Universidade Federal do Rio de Janeiro
22-26 de Outubro de 2012

Quase 50 anos depois do início do regime ditatorial no Brasil (1964) e 40 anos da Revolução dos Cravos (1974), que pôs fim à ditadura do Estado Novo em Portugal, um ativo debate acadêmico tem sido levado a cabo sobre a natureza dos regimes políticos não democráticos do segundo Pós-Guerra. Tem-se discutido, sobretudo, a caracterização da forma como estes se extinguiram, entre 1974 (Portugal) e 1990 (África do Sul).
O Colóquio Internacional O colapso das ditaduras: Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul - História e Memória pretende contribuir para este debate, lançando algumas questões que têm sido frequentemente dadas por resolvidas. Entre elas: há uma relação entre o fim das ditaduras na Europa do Sul e o subsequente fim das ditaduras na América Latina, Europa de Leste e África do Sul? Ou esta comparação não é historicamente válida? Há ou não uma dinâmica comum no fim destes regimes (mobilização social, impulso de democratização, papel dos militares)? Houve uma “terceira onda de democratizações»? Até que ponto os conceitos que têm sido usados – ditaduras, autoritarismo, fascismo, totalitarismo, bonapartismo, elites, transições democráticas, democratização, redemocratização etc. - são teoricamente mobilizáveis para explicar os processos históricos destas sociedades neste período?
O Colóquio Internacional O colapso das ditaduras: Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul - História e Memória  se apresenta como um fórum para a discussão crítica dessas questões que, vistas da perspectiva da dialética ruptura/continuidade, podem ser apreendidas como um passado intensamente ativo. Assim, o colóquio receberá propostas sobre História do colapso das ditaduras no Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul; Teoria dos regimes políticos e Memória das Ditaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário