Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA: À Imprensa Baiana.


Senhores e Senhoras da imprensa baiana, é com pesar que vejo o posicionamento de vocês frente ao que está sendo dito pelo Govern...ador do Estado. Senhores comunicadores, vou aqui reportar-me a um dos grandes filósofos da Grécia Antiga, Platão, ele é enfático ao proferir que não podemos nos deixar enganar pelas sombras refletidas na parede da caverna e sim buscar a verdade, ou seja, não posso me deixar levar apenas pelas informações obtidas em discursos infundados, mas buscar verificar até que ponto é verdade o que ouvi.
Vou esclarecer: Existe a lei que estabelece o reajuste salarial em nível nacional para os professores da escola pública, não é o Governo do Estado e sim o Governo Federal que determina o valor a ser reajustado, conforme Portal do MEC: Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/7/2008.
Para tanto existe verba do FUNDEB. A proposta do governado descaracteriza a lei do piso, para termos o reajuste de 22,22% não precisamos nos submetermos a nenhum curso ou prova, esse, o reajuste, é extensivo a todos os professores incluindo aposentados e em readaptação, a proposta do governo exclui esses trabalhadores em educação, claro que queremos a nossa progressão porém isso é outra questão. Para maior esclarecimento leiam sobre o FUNDEB, verifiquem no site transparência Brasil e vejam que mês a mês o governo recebe verba referente a esse fundo onde 60% é destinado ao salário dos professores. Solicitem do governador a abertura das contas do FUNDEB, como essa verba está sendo aplicada.
O governador precisa lembrar que está tratando com professores, seres que pensam criticamente, não nos deixamos levar pelas sombras refletidas na parede da caverna (Platão), não somos alienados, muito menos manipulados. Queremos que a Lei do Piso seja cumprida e respeitada, lutamos pelo 22,22% que foi o reajuste concedido pelo governo federal.
Atenciosamente.
Profª Sandra Borges

Um comentário: