Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nada de catracas e câmeras! Vitória do Movimento Estudantil da UNESP Franca!


“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!”
            
Apesar do projeto da direção da faculdade de colocar catracas e câmeras em pontos “estratégicos” UNESP Franca (que já estavam compradas!), alegando um laudo técnico de segurança, o movimento estudantil compareceu em peso na Congregação com faixas, cartazes e a ideia firme de que essa não é a melhor forma de garantir segurança na universidade.
            Muito pelo contrário, as catracas e as câmeras representam a privatização do espaço público, a afirmação de que a universidade é para apenas uns poucos que passaram pelo crivo do vestibular e dos concursos públicos! A comunidade, já com pouco acesso ao espaço universitário, teria de enfrentar mais uma barreira, dessa vez física, para usufruir de um espaço que é essencialmente seu. Sem contar do avanço do controle e da vigília constante que afetaria, certamente, as já poucas atividades políticas e culturais no campus.
            Apesar da reticência de alguns professores, em especial do diretor da faculdade, o movimento estudantil convenceu com muita força e sólida argumentação e, por unanimidade, as catracas e câmeras foram reprovadas. Isso demonstra que, apesar do caráter antidemocrático das congregações (70% de votos para professores, 15% para estudantes e 15% para funcionários), os estudantes ainda podem, por sua organização e energia, influenciar nos rumos da faculdade. Resta agora saber como o diretor da faculdade vai se explicar, diante da comunidade, sobre o mau uso feito do dinheiro público.
            Essa foi a primeira vitória para garantir minimamente que a universidade continue com seu caráter público e livre. As tarefas ainda são muitas e a próxima é garantir que a nova moradia seja digna e não se pareça com um quartel militar, como está colocado o atual projeto. Mas pelo menos por hoje poderemos gritar: A UNESP É e CONTINUARÁ A SER LIVRE!

            Diretório Acadêmico da UNESP Franca, Gestão Rompendo Amarras

Nenhum comentário:

Postar um comentário