Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O amanhã pertence àqueles que se preparam hoje


Foto: lastroufrj.wordpress.com

Carta de apoio de Estudante à greve dos professores estaduais da Bahia
Amanda Dias Dourado*
Nós alunos, somos apaixonados pela frase de Malcolm X que diz: “o amanhã pertence àqueles que se preparam hoje.” Mas nos responda o seguinte questionamento que tem sondado as nossas mentes: preparar-se como? Como construiremos um futuro, se vocês estão destruindo o nosso presente? Como ousar e sonhar se querem jogar-nos em uma prisão com máscara de liberdade...?
Amamos a vida, amamos o nosso país e amamos a justiça! E é por isso que não nos submetemos a esse “faz de conta” que querem que vivamos. O segredo do desenvolvimento de uma nação, nós já sabemos: é a Educação. Ela, que penetra no caráter de um cidadão! Mas onde está essa poderosa arma afinal? Camuflada na corrupção? Camuflada em utopias? Ou camuflada em frases bonitas? Chega de brincar de esconde-esconde! Alguém, por favor, mostre-nos onde está a almejada Educação!
Muitas vezes, enxergar a realidade dói, mas é melhor do que criar ilusões de “fingir que está tudo bem” ilusões que escondem a verdade, a verdade que precisa ser encarada, e para isso estamos unindo forças, carregando a esperança em cada passo de fazer valer a pena, pois se para você a palavra Professores consiste em máquinas de trabalhar, para nós alunos, ela envolve a expressão da arte! São eles que dão asas para os nossos sonhos e incentivam-nos a voar, eles que mostram o caminho e ensinam-nos a caminhar.
E os tais que deveriam enfatizá-los, têm asfixiado os nossos mestres, os tijolos de grande peso na construção da nossa história; a substância essencial para a formação do nosso ser, tem tido sua honra assassinada, seu respeito aprisionado, e sua valorização escondida. Concordamos com o autor Augusto Cury ao abordar o fato de que “a democracia tratou de alguns sintomas da injustiça, mas não eliminou a doença”, é triste saber que aqueles que deveriam proteger-nos do caos, são os que jogam-nos nele. Você sistema, o qual deveria dar-nos proteção, tem lançado facas na nossa nação... Homo sapiens: uma espécie que tem o privilégio de ser inteligente, mas que envergonha o seu título...
* Carta escrita em 03/06/2012. Aluna da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Idalina da Silva Dourado – João Dourado. Desde o início da greve, a estudante tem apoiado efetivamente o movimento.

Um comentário: