Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ocupação da Reitoria da UESB campus de Vitória da Conquista

No dia 14 de junho de 2011, os estudantes mobilizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia promoveram mais uma ação do seu movimento grevista. Após uma reunião com o vice-reitor e alguns membros da administração da Universidade, os discentes decidiram ocupar a reitoria por tempo indeterminado, condicionando sua saída à assinatura de um termo de compromisso do reitor em relação às demandas por eles apresentadas.
Na reunião realizada pela manhã, os estudantes apresentaram mais uma vez sua pauta de reivindicações (a qual já havia sido entregue ao reitor na reunião do CONSU do dia 17 de maio) e discutiram ponto por ponto o documento elaborado. O vice-reitor, professor Rech, se comprometeu em atender a pauta do movimento e sugeriu a formação de comissões compostas por três discentes de cada campus juntamente com integrantes da administração para viabilizar de maneira célere todas as demandas.
Apesar de constatarem que a reunião foi relativamente produtiva dada a cordialidade com que foram recebidos, os estudantes decidiram ocupar a reitoria como uma maneira de promover uma nova etapa do processo de mobilização. Os discentes optaram por utilizar o espaço físico da reitoria com o fito de promover uma série de debates em torno das questões referentes à permanência estudantil. Durante os períodos da tarde e da noite, eles discutiram todo o regimento da residência universitária (resolução CONSU nº06/2008), apresentado diversas retificações, além de refletir coletivamente acerca da problemática da Universidade.
Temas como a acessibilidade e a conclusão das obras inacabadas têm sido exaustivamente discutidos com a administração da universidade. Entretanto, as soluções não foram apresentadas. A pauta é extensa e os debates são acalorados, enquanto isso os estudantes estão dispostos a permanecer ocupando a reitoria e promover o debate de melhorias reais para a UESB. 
Acessem a pauta de reivindicações do Movimento Estudantil no link abaixo:

2 comentários: