Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Brasil: Cientista renuncia a título para não estar ao lado de coronel da ditadura militar

O cientista Bernardo Boris Vargaftig renuncia ao título de "Doutor Honoris Causa" da Unicamp, pois se recusa estar ao lado de um coronel que contribuiu com o regime militar.

 

Leia mais:
Pesquisador renuncia a título da UNICAMP

Leia a carta de renúncia:

Ao Professor Doutor José Tadeu Jorge

DD. Reitor da Universidade Estadual de Campinas

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”


São Paulo, 11 de agosto de 2014
 

Senhor Reitor,

Tomei conhecimento da recusa do Conselho Universitário da Unicamp em anular o título de Doutor Honoris Causa que havia sido concedido ao Coronel Jarbas Passarinho em 1973, durante a ditadura militar, em condições que podemos imaginar. Em 1991, fui honrado por igual distinção pela Unicamp e guardei até o presente momento com gratidão esta lembrança (e o diploma assinado pelo Professor Carlos Vogt, Reitor de então). A recente recusa em anular a honraria outorgada ao ex-Ministro da Educação do governo do General Emilio Garrastazu Médici confirma a evolução retrógrada da política brasileira em curso, que as universidades públicas seguem, não só em relação ao exercício do direito de greve e à liberdade de manifestar, como também na manutenção de sua estrutura antidemocrática e nos processos (como estão em curso na USP), além de outras aberrações. A proposta de unidades de ensino dessa Universidade que visavam fazer justiça – já que outras medidas de justiça não ocorreram ainda – foi rejeitada por apenas um voto: 50 a 49 votos, mais 10 abstenções e 10 contrários. Certamente, uma nova discussão nesta mesma reunião - pela importância do tema - teria permitido reverter tal decisão.

Recuso-me a continuar a acompanhar o Coronel repressivo, ex-Ministro da Educação e responsável por tantos desmandos e arbitrariedades. Por essa razão, respeitosamente, comunico-lhe minha decisão de devolver o título de Doutor Honoris Causa que muito me honrou, mas a partir de agora passa a ser o contrário. Se não o fiz anteriormente, foi porque simplesmente ignorava que tal homenagem havia sido concedida a essa personagem da ditadura militar.

Com meus cumprimentos,
 

Bernardo Boris Vargaftig

Professor titular (aposentado) USP / colaborador sênior

Fonte: ANPUH

Nenhum comentário:

Postar um comentário