Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Marxismo21: marxismo e educação

Marxismo21, blog que divulga a produção teórica marxista no Brasil contemporâneo, lança seção na qual divulgada dissertações e teses acadêmicas, defendidas em universidades brasileiras, que tematizam aspectos da teoria marxista e/ou se utilizam de categorias analíticas e críticas do materialismo histórico e filosófico. (Nota: ao consultar os trabalhos do arquivo público da Unicamp,  acesso aqui, deve-se – ao contrário das demais bibliotecas digitais universitárias – fazer um cadastramento (login e senha).  Feito isso,   todos os demais acessos serão automáticos.).

Mario Manacorda (1914-2013), marxista italiano, afirmou em seu conhecido livro – Marx e a Pedagogia Moderna – que a educação é um tema apenas ocasional na obra de Marx e Engels. Todavia, ao analisarem as relações de produção no capitalismo, a ideologia burguesa, o desenvolvimento das forças produtivas, a luta de classes e o movimento operário e socialista, Marx e Engels elaboraram alguns conceitos e elementos teóricos a partir dos quais se produziu no século XX, além de uma teoria marxista da educação, uma pedagogia marxista e socialista.

O presente dossiê “marxismo e educação” disponibiliza aos leitores de marxismo21 uma extenso número de dissertações e teses, artigos, vídeos e livros, acervo que coloca em evidência a significativa importância do marxismo – sobretudo do pensamento de Gramsci, Vigotsky, Althusser, entre outros – no campo educacional brasileiro. No fundamental, são trabalhos resultantes de pesquisas de natureza teórica e, sobretudo, de natureza empírica – sobre ensino, educação, conhecimento, ciência, trabalho, formação educativa, formação política  – fundamentadas nas categorias analíticas elaboradas pelos teóricos marxistas.

Organizado por Patrícia Vieira Trópia, do conselho consultivo, este dossiê teve a colaboração de vários editores, conselheiros e amigos do blog; a estes últimos somos gratos pela valiosa colaboração.
Para acessar o conteúdo, clicar Marxismo21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário