Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Metroviários de São Paulo acabam de decretar greve

4 de junho de 2014

Na noite de hoje, 4 de junho, em assembleia com mais de 2.500 trabalhadores, os metroviários de São Paulo decretaram greve a partir da zero hora do dia 5, quinta-feira.

A categoria rejeitou 100% da proposta do governador Geraldo Alckmin e, por unanimidade, tirou greve em tempo indeterminado.

Dentre os principais pontos rejeitados na proposta do governo do estado, está o reajuste de todas as clausulas econômicas em 8,7%. A contraproposta dos trabalhadores é de reajuste salarial de 35%. E outros dois pontos que são fundamentais para os trabalhadores não são mencionados pelo governador, o adicional de periculosidade para agente de estação e aumento da PR, ambas aprovadas pelo TRT na audiência realizada hoje.

Uma liminar do governo que obriga ao serviço a circular com 100% da frota em horário de pico foi anunciada. No entanto, o sindicato dos metroviários afirmou não ter recebido formalmente essa liminar até a hora da votação da greve.

O Movimento Luta de Classes (MLC) esteve presente em todo processo da Campanha Salarial da categoria, e nesta assembleia reafirmou o apoio ao movimento e expressou a importância desta greve para a luta da classe trabalhadora, na maneira em que ela influência outras categorias e mostra a força dos trabalhadores organizados.
 
Ricardo Senese, Delegado Sindical da Estação Palmeiras – Barra Funda e membro do MLC, confirma que o sucesso dessa mobilização está na união da categoria.. “O sentimento é só voltar a trabalhar quando todos os trabalhadores forem atendidos nas suas reivindicações. Precisamos também que a população e os movimentos sociais em geral expressem seu apoio a nossa greve, divulgando e fortalecendo esse momento histórico da categoria metroviária”, concluiu Senese.

Fonte: A Verdade, Redação, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário