Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

MACARTHISMO TEÓRICO-IDEOLÓGICO NA CAPES? - O resultado

CAPES reconhece que parecer a projeto do PROCAD era tendencioso.

Para os que se lembram - e os que não se lembram também - do fatídico episódio envolvendo parecerista da CAPES e o projeto, intitulado  "Crise do Capital e Fundo Público: Implicações para o Trabalho, os Direitos e as Políticas Sociais", apresentado ao Edital Procad 071/2013, envolvendo  a UnB, UERJ e UFRN, 19 docentes, 09 doutorandos/as, 15 mestrandos/as e 27 graduados/as, saiu o resultado final do Recurso impetrado por suas coordenadoras.
Segue a comunicação enviada por elas:
 
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014 19:47
Assunto: Resultado Final do Recurso do Procad CAPES

Prezadas(os),

Escrevemos para socializar a todos/as vocês que acompanharam o processo referente ao parecer Procad/CAPES com argumentos ideológicos contrários ao projeto "Crise do capital e fundo público, implicações para o trabalho, os direitos e as políticas sociais", que hoje a CAPES publicou em sua página o resultado final  após período de recurso.
Como vocês devem lembrar, em final de maio denunciamos publicamente e impetramos recurso contra o parecer ideológico que recusou o projeto porque o mesmo se propõe a adotar o método dialético marxista na realização da pesquisa, envolvendo UnB, UERJ e UFRN. Lançamos uma carta aberta que recolheu com mais de 8000 assinaturas individuais e mais de 400 assinaturas coletivas em defesa da liberdade acadêmica e das Ciências Humanas e Sociais.
Pois bem, na lista divulgada hoje (dia 10 de setembro de 2014) o nosso projeto consta entre os 100 projetos APROVADOS, ou seja, a CAPES aceitou nosso recurso e reconheceu o mérito do projeto, o que significa dizer que reconheceu que o parecer inicial era tendencioso. O resultado dos projetos aprovados está no link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/1092014-Resultado-Final-PROCAD-2013.pdf

Desse modo, sentimo-nos na obrigação de divulgar esse resultado, e mais uma vez agradecer o apoio recebido, que não visava defender a aprovação do projeto em si, mas lutar contra o patrulhamento ideológico na pesquisa e produção de conhecimento.
Ainda não recebemos a carta oficial e não sabemos o valor do recurso aprovado, mas conforme havíamos planejado, parte do recurso será destinado à fortalecer a articulação dos grupos que adotam o método marxista em suas pesquisa.

Saudações a todos/as
Profa. Ivanete Boschetti - UnB
Profa. Elaine Rossetti Behring - UERJ
Profa. Rita de Lourdes Lima - UFRN
Coordenadoras do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário