Pesquisar este blog

sábado, 1 de novembro de 2014

Revista História & Luta de Classes: chamada para publicação

A Revista História & Luta de Classes, fruto do trabalho coletivo de seus associados, se encontra já com 18 números publicados, mantendo rigorosamente sua periodicidade semestral. A edição de número 18, com o dossiê Cultura e Projeto Social foi lançada em setembro de 2014 e o número 19, com o dossiê Crítica Historiográfica, está em fase de preparação e será lançado em março de 2015, antecedendo ao dossiê Exploração e Opressões, cuja chamada que agora divulgamos, para publicação em setembro de 2015 O período para encaminhamento de proposições de artigos e resenhas é até 31 de março de 2015, de acordo com as Normas da revista abaixo indicadas. Este número será coordenado pelos professores David Rehem, Gelsom Rozentino e Igor Santos Gomes. A revista também recebe, em fluxo contínuo, proposições de artigos e resenhas sobre temas livres, além da temática estabelecida no dossiê. Neste caso, a data de sua publicação se dará de acordo com o fluxo de artigos recebidos pela revista.

O dossiê Exploração e Opressões propõe agregar artigos sobre temas como racismo, sexismo, trabalho escravo nos séculos XX e XXI, dentre outros temas correlatos. Também serão bem vindas análises que discutam a perspectiva mais ampla da relação entre exploração e opressão no capitalismo. Os artigos podem ser de cunho teórico e/ou metodológico ou que apresentem polêmicas com abordagens em curso, bem como as contribuições históricas sobre o assunto e suas diversas leituras na produção historiográfica. Espera-se que os trabalhos tragam contribuições a partir da pesquisa para o campo da historiografia marxista, seja ela sustentada pelos clássicos ou a partir de leituras contemporâneas sobre os temas sugeridos. Solicitamos colaboração para a difusão desta chamada, pedindo que seja repassada a seus contatos e a possíveis interessados na proposição e artigos e resenhas.

Chamada para artigos e normas, clique Revista História & Luta de Classes

Para acessar a versão integral das primeiras 16 edições de História & Luta de Classes e aos resumos, sumários, capa e apresentação dos números 17 e 18, visite a página eletrônica da Revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário