Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

I Seminário Ideologias, Movimentos Sociais e Poder Político

NEILS: QUASE 20 ANOS

O Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS) completará 20 anos em 2015!


Para refletir sobre esta longa trajetória o Núcleo propõe a realização do I Seminário Ideologias, Movimentos Sociais e Poder Político – 20 anos do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS), que ocorrerá de 27 a 29 de novembro de 2014, na PUC-SP.

Desde o início, as pesquisas realizadas pelos membros do NEILS centram-se nas relações entre lutas sociais e poder político, com ênfase na dimensão ideológica. Este foco permite cruzar uma grande variedade de temas sem que estes percam sua especificidade. Diversas pesquisas se voltam para questões nacionais, ou seja, problemas que surgem nos complexos processos de constituição de todos os membros de uma formação social como participantes de uma comunidade de cidadãos cuja soberania se expressa no Estado nacional. Pesquisas em andamento ou já concluídas (ou mesmo publicadas) incidem sobre a “mística paulista” às vésperas da abolição, passam pela influência do nacionalismo sobre políticas estatais nos anos 50 e desembocam nas indagações acerca da eventual presença da ideologia nacional em lutas sociais encerradas ou em curso.

Outro fecundo ponto de intersecção se encontra nas influências que, por um lado, o processo de transnacionalização do capitalismo e, por outro, a chamada reestruturação produtiva, exercem sobre as sempre cambiantes relações entre o público e o privado. Eis um terreno propício para se estudar, por exemplo, as organizações que se apresentam como públicas e não estatais; ou as relações entre a produção submetida, dentro da fábrica, ao just-in-time e, no entorno, o caos urbano. Como subestimar a importância dessas questões para o exame dos aparatos de estruturação do poder político nos planos nacional, regional e local? Enfim, como o referido processo de transnacionalização afeta os Estados nacionais, em especial nas formações sociais dependentes?

Cada item mencionado, em maior ou menor conexão com os demais, continua a motivar pesquisas e, inclusive, publicações regulares por parte dos membros deste Núcleo. Uma das principais expressões dos trabalhos do NEILS, centrados em pesquisas que se desdobram em estudos aprofundados e atividades de extensão, é a revista Lutas Sociais, que lançará seu número 32 no Seminário do NEILS! Participem!

Prof. Dr. Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida
Coordenador do NEILS

Fonte: NEILS
 
No evento, serão lançados livros e revistas. Destaque para a

REVISTA LUTAS SOCIAIS 32

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário