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sábado, 17 de março de 2012

CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – UESB/JEQUIÉ

Nós professoras/es, coordenadoras/es, gestoras/es da Educação Básica, Secretarias Municipais de Educação, ambientalistas, estudantes de graduação, pesquisadoras/es das Universidades Públicas da Bahia (UESB, UNEB, UESC, UEFS, UFRB, UFBA, IFBA)[1] reunidos/as no II ENCONTRO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A construção do projeto político-pedagógico, realizado em 08, 09 10 de março de 2012, na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia – Campus Jequié/Bahia, discutimos, refletimos e elaboramos propostas referentes às problemáticas significativas da Educação do Campo.
Este encontro teve como objetivos centrais: a) Contribuir para o processo de construção do projeto político-pedagógico das escolas do campo em parceria com os professoras/es, gestoras/es, e movimentos sociais; b) Aprofundar a reflexão sobre o modelo de escola rural que se consolidou pela precariedade do ensino e da formação de professores, buscando as possibilidades para sua superação.
Por meio destes objetivos o encontro se propôs focar, relacionar e articular a Educação do Campo a partir de sua gênese e contexto histórico, proposições teóricas, fundamentos pedagógicos, políticas públicas, formação de professores, processos e experiências educativas, produção e socialização de conhecimento. Para tanto, isto se consolidou pelos trabalhos realizados nas oficinas e GTS, onde foram abordadas as problemáticas que diz respeito à Educação do Campo e as possibilidades de mediar o trabalho, a produção e a educação neste contexto social.
 Essa metodologia do II Encontro, ao englobar os elementos teórico-práticos da Educação do Campo,  teve  como princípio propositivo o debate e elaboração de propostas para o projeto político-pedagógico das escolas de Educação Básica do Campo do Estado da Bahia, que se materializaram através das seguintes temáticas (oficina e GTS): 1 - Organização da escola e gestão; 2 - Políticas Públicas para Educação do Campo; 3 - Práticas Pedagógicas da escola do campo; 4 - Currículo: escola, campo e contradições sociais; 5 - Educação do Campo e o desafio das classes multisseriadas; 6 – Educação ambiental nas escolas do campo.
Informações da Professora da Uesb/Jequié Fátima Moraes Garcia.

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