Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Movimentos protestam contra comemorações do golpe de 64

Imagem: divulgação Levante Popular da Juventude

De São Paulo
Deborah Moreira

27 DE MARÇO DE 2012 - 19H58
Nesta semana, quando diversos grupos e organizações de militares comemoram os 48 anos do golpe militar de 1964, movimentos sociais, organizações de trabalhadores, artistas e intelectuais promovem uma série de manifestações para protestar contra a iniciativa militar, que afronta uma decisão governamental de não se comemorar o golpe de 1964. Muitos que combateram a ditadura foram torturados, assassinados e permanecem desaparecidos até hoje. 
Em Campinas, no interior de São Paulo, trabalhadores que ocupam uma fábrica, fundada durante o regime militar (década de 1970), organizam o ato “Médici nunca mais!”, na quinta-feira (29), às 18h. A manifestação é um protesto contra a "festa" promovida pelo Círculo Militar de Campinas, com o lançamento do livro Médici – a verdadeira história, que terá a presença do filho do ex-presidente ditador Emílio Garrastazu Médici. Outro grupo envolvimento no evento militar é o Grupo Inconfidentes, de militares da reserva saudosistas dos anos de chumbo.
“Mais do que o lançamento de um livro, trata-se de um ato político organizado por militares com o fim de vangloriar a memória de um período autoritário marcado por torturas, mortes, censura e desaparecimentos políticos. Consideramos que o Brasil superou a ditadura de maneira oficiosa. Publicamos a Lei da Anistia, que foi importante. Mas, infelizmente, muitas práticas surgidas na ditadura ainda permanecem, como a tortura, a repressão aos movimentos sociais, e muitos representantes daquela época permaneceram nos setores das forças de segurança, forças armadas e setores políticos”, destacou Filipe Jordão Monteiro, 25 anos, do Conselho de Fábrica da Flaskô, na cidade de Sumaré, e militante do movimento Juntos, de Campinas.
Durante o ato, que deve reunir nomes ligados aos direitos humanos da região, diversos manifestantes se pronunciarão, além de panfletagem e de faixas de protesto. Filipe enfatizou que o objetivo é criar um fato político e estimular o debate na sociedade.
“Queremos criar um fato e estimular o debate na região. Mas, infelizmente, por incrível que pareça, não é um tema que mobilize tanto como algo mais palpável, como uma reivindicação salarial, por exemplo. Mas, chegou o momento da sociedade pressionar pela abertura dos arquivos da ditadura para conhecer a verdadeira história e os nomes dos responsáveis por um período tão difícil para o país”, completou o militante, que atua na mobilização de uma fábrica ocupada por cerca de 70 trabalhadores, na cidade de Sumaré.
Segundo Filipe, o antigo proprietário da Flaskô fugiu há nove anos quando percebeu que estava falido, deixando os trabalhadores à própria sorte. Após uma série de mobilizações, os funcionários se uniram e reergueram a produção industrial de embalagens plásticas. Atualmente, apesar de ainda acumular dívidas, a comercialização do material cobre as despesas com fornecedores e paga os salários.

Médici e Campinas

Há cerca de dois anos, a figura de Médici também mobilizou estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) da cidade. Uma praça construída no interior da Instituição de Ensino Superior (IES) levava o nome do ex-presidente militar como uma homenagem ao terreno doado pela ditadura à instituição. Depois de muita mobilização, os universitários rebatizaram a praça com o nome de Frei Tito de Alencar Lima.
“A renomeação da praça não foi oficializada pela PUC, foi simbólica. Mas, a universidade pelo menos retirou o nome do Médici da praça”, lembrou Filipe, que se formou em Direito no ano passado.

Escracho

Jovens organizados pelo movimento Levante Popular da Juventude promoveram protestos na segunda-feira (em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Sergipe e Marabá, nesta segunda-feira (26) contra agentes da ditadura militar que torturaram, mataram, perseguiram militantes e pela instalação da Comissão da Verdade. Os jovens fizeram uma ação, já bastante utilizada em países como Argentina e Chile, chamada de “escracho”, quando são realizados protestos para denunciar a participação de agentes dos regimes autoritários em perseguições, torturas e assassinatos. No Brasil, os jovens apelidaram a ação de esculacho. 
Outras ações que não foram de escracho, como colagem de cartazes, foram realizadas em São Carlos, Rio de Janeiro, Salvador , Curitiba e Lages (Santa Catarina).
O movimento defende a Comissão da Verdade, criada para esclarecer situações de violação aos direitos humanos, ocorridas entre 1946 e 1988, como tortura, morte e ocultação de cadáveres. O órgão deve identificar os responsáveis pelas violações. Os jovens manifestantes apoiam a presidente Dilma Rousseff na indicação dos sete conselheiros que coordenarão os trabalhos.

Fonte: Vermelho

Um comentário:

  1. Olá o blog esta de parabéns!!!!
    Um excelente trabalho político, participativo e com temas de urgência.
    Estou feliz por vcs e obrigada por postarem tb/ o nosso trabalho.

    Muita força na luta e muitas felicidades!

    Sandra Ryra
    LUTARMADA

    ResponderExcluir