Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23/04: Dia Mundial do Livro

Para lembrar o Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1996, já está virando costume que livrarias e instituições educacionais promovam ações de incentivo à leitura na data. Palestras e uma feira de livros e palestras realizadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão marcar a programação na cidade.

Por meio da editora Edufu, a instituição vai disponibilizar ao público mais de 1,2 mil títulos, além de diversas outras publicações cedidas pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), colocadas em um estande coletivo no Bloco 5 O do Campus Santa Mônica. À exemplo da Feira do Livro realizada no mês passado, todas as publicações terão desconto de 50%.

Reflexões sobre as novas tecnologias, como Ipads e smartphones, serão o tema da palestra “Nativos digitais: professores e o processo de aprendizagem”, conduzida pelo professor Gabriel Ferreira Braga. A discussão será seguida de uma apresentação cultural e o encerramento será com o professor emérito da UFU Carlos Rodrigues Brandão, que vai discorrer sobre “O livro em nossas vidas”. Ele é autor e coordenador de cerca de sessenta livros nas áreas de Antropologia, Educação e Literatura. Todos os eventos são abertos ao público.

Segundo o coordenador ação, Helton Luiz de Oliveira, esta é a quarta edição da comemoração que já virou tradição na universidade. “Estamos fazendo mais compacta, porque tivemos a outra feira há pouco tempo, mas faremos algo maior durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, no segundo semestre”, disse.

Crianças confeccionaram livros com tecidos a partir de histórias lidas

Na semana que antecedeu o Dia Mundial do Livro, atividades também lembraram a data que foca os livros infantis. Na Biblioteca Municipal, alunos de 10 a 12 anos de unidades educacionais confeccionam uma página de livros com o uso de tecidos após lerem uma história como parte do projeto Costurando a Leitura. São reproduzidas as ilustrações de diversos gêneros literários, como poesias de Vinícius de Morais (Arca de Noé), o conto “Os Três Porquinhos”, adivinhações, congos e congadas.

Desenvolvido desde 2006, o projeto objetiva incentivar a leitura e a interpretação de histórias. O material produzido pelas crianças é reunido ao longo de quatro meses e posteriormente os livros são doados para Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e para Organizações Não Governamentais (ONGs). Desde o início do projeto, 22 livros foram doados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário