Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

GREVE SIM (parte I)

Por Marcos Alexandre
Sábado, 14/04/ 2012
Caro leitor, o que vou explanar agora não é consenso, nem uma opinião do SINSERV, mas um olhar particular, sendo assim uma opinião particular. Vou falar sobre a maior GREVE que se tem notícia no Município de Planalto, que é a que está sendo realizada pelos professores deste Município.
Primeiramente, tomar a decisão de entrar em greve nunca foi, em nenhum período da história, desde quando as primeiras lutas por melhoria nas condições de trabalho na Europa recém-industrializada, uma decisão fácil e homogênea. Sempre esteve envolta de ônus e bônus, mas, desde então, sempre foi a principal arma do trabalhador frente à exploração, abusos e desrespeito impetrados pela classe patronal, que se convencionou chamar de classe burguesa. Portanto, mesmo com alguns prejuízos, os benefícios alcançados superam os possíveis danos.
Se sempre foi uma decisão delicada em todas as partes do mundo, de cidade pequena às grandes cidades, de pequenas empresas às multinacionais, não poderia ser diferente aqui em Planalto, que possui uma sociedade ainda muito conservadora e avessa às grandes movimentações populares. É de conhecimento de todos os mandos e desmandos impetrados pelos vários Prefeitos que tivemos durante esses 50 anos de emancipação política, as perseguições que sempre sufocaram as manifestações populares.
Tudo isso ainda marca o nosso povo, que tem ainda dificuldade de reclamar até sobre o abastecimento de água vergonhoso em nossa cidade. Mas isso não vem ao caso. O que importa, é perceber que paulatinamente nosso povo, em especial os professores, tem tomado os rumos das decisões para si, e deixando de lado as velhas práticas paternalistas e tantas vezes tiranas do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário