Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Lançamento de "O método histórico de Karl Marx"


"O método histórico de Karl Marx" é um texto de Paul Lafargue traduzido pela primeira vez para o português. Trata-se de uma polêmica contra as concepções burguesas de justiça, bondade, alma e Deus e também contra os preconceitos dos "socialistas" e anarquistas. Uma polêmica na qual Lafargue defende o socialismo científico e o método materialista, histórico e dialético de Marx.
Logo em sua introdução Lafargue esgrima com clareza e simplicidade:
«Por aproximadamente meio século, Marx propôs um novo método de interpretação da História, o qual ele e Engels aplicaram em seus estudos. É compreensível que os historiadores, os sociólogos e os filósofos, temendo que o pensador comunista 'corrompesse suas consciências', fazendo-os perder os favores que recebiam da burguesia, resolvessem ignorá-lo. Mas é estranho que alguns socialistas hesitem em usar tal método, por temor de, possivelmente, chegar a conclusões que comprometam suas idéias burguesas, pelas quais são prisioneiros pela ignorância.»
Longe de criar um manual sistemático e estático passível de ser aplicado a qualquer situação e tempo histórico, o método de Marx possui características dialéticas e isto dificulta sua apreensão para aqueles "socialistas" de academia que não o buscam utilizar para interagir de forma revolucionária com o movimento da luta de classes.
Por fim acrescentaríamos que esta obra de Lafargue se insere com toda legitimidade na lista já composta pelas obras: «Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico», de Engels e pelo «O papel do indivíduo na História», de Plekanov, na lista dos clássicos marxistas a serem mais do que lidos, estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário