Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Greve dos professores do Estado da Bahia: enfrentaremos o Governo

Foto: envolverde.com.br


Estive no Ato Público organizado pela APLB Sindicato na quarta-feira (18/04/12) em frente à Governadoria e da Caminhada e Ocupação da Assembléia Legislativa. A participação de professores/as foi muito grande (muito menor do que poderia, é claro), com caravanas de várias partes da Bahia.

Houve uma surpreendente, mas muito bem vinda participação estudantil (de várias cidades baianas), de pais de alunos e de várias entidades sindicais que foram lá nos prestar apoio. Muitos estudantes tomaram o microfone, por diversas vezes, (em frente à governadoria e na Assembléia Legislativa) para manifestar seu apoio à causa do professorado baiano e também por lutas próprias como: a meia passagem para a região metropolitana; 10% do PIB para a educação, dentre outras.

Foi um show de politização de estudantes que percebem que quando uma causa é justa, vale à pena lutar por ela. Foi uma aula para muitos professores, pena que tantos outros não estiveram lá, para ouvi-los e vê-los em ação. É triste que os maiores beneficiados pela luta, não se fizeram presentes. A rede pública estadual baiana tem mais de 40 mil professores/as. Já pensou ter pelo menos metade deles lá? Onde estavam esses professores/as, se não estão nas salas de aula?

O governo tem nos ameaçado da forma mais baixa, e, se valendo de uma decisão judicial que não tem valor legal, vem afirmando que a greve é ilegal e que vai cortar o ponto dos professores/as grevistas. O Sindicato já entrou com recurso que será julgado pela justiça baiana na próxima semana. Ele quer que voltemos “com o rabo entre as pernas, como um cãozinho vira-lata” como já disse antes. Mas já pensou... E se nós batêssemos pé firme e disséssemos que: já que ele cortou nosso ponto e descontou nosso salário, então não iríamos mais repor essas aulas! O que o governador faria para cumprir os 200 dias e com isso validar o ano letivo de 2012???? CONVOCARIA UMA FORÇA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA FAZÊ-LO??? Nós professores não sabemos a força que temos, e, é assim que eles querem que a gente continue.

Hoje (sexta-feira 20/04/2012) às 9hs, tivemos uma Assembléia aqui em Santo Antonio de Jesus no Sindicato da Construção Civil, onde foram repassados os últimos acontecimentos, a decisão da Assembléia Geral dos Professores de continuar a Greve. Os/As professores/as que se fizeram presentes continuam firmes em suas resoluções, certos de que a causa é justa e de que vale a pena lutar por ela. Mas, se mostraram preocupados por aqueles/as que não vão as Assembléias, aos Atos Públicos e que ficam por trás urdindo o retorno à sala de aula, e com isso, o enfraquecimento do movimento, incitados, alguns, por diretores de escolas que não sabem o seu papel, e que repassam as medidas do governo em tom ameaçador e conclamando os professores a retornarem às escolas (foi para ter diretores autônomos, que brigamos tanto pela eleição para a direção das escolas).

Gostaria novamente de solicitar a presença de todos/as, dos que concordam com a greve e dos que não concordam, nas Assembléias Gerais, nas Regionais, pois esses são os espaços nos quais todos/as nós podemos nos manifestar, se instruir, expor pontos de vista conflitantes, e, só assim tomarem decisões com responsabilidade. Porque numa democracia decisões importantes como essas, precisam ser tomadas coletivamente, sob pena de apenas alguns pagarem o ônus, enquanto que, quando as conquistas vêm, elas são para todos/as.

Despeço-me certa de que essa luta já valeu à pena. Ouvi de vários professores/as que estavam no ato Público em Salvador coisas como: “a gente estava precisando de um movimento assim, para levantar nossa auto-estima”; “pra mostrar para o governo que nós não somos capacho dele”. Ou ainda ver, as muitas manifestações estudantis a favor da greve em Salvador e de vários alunos e ex-alunos meus de vários lugares diferentes. Percebemos que estamos plantando uma sementinha, que o trabalho de nós professores/as de sala de aula, está dando frutos.

Reitero a decisão tomada na Assembléia Regional de SAJ de continuarmos e intensificarmos nossas manifestações nos vários meios de comunicação e informação. Vamos usar as novas tecnologias a nosso favor, para informar, instruir, debater que é o que fazemos todo dia nas salas.

Visitem o site da APLB Sindicato! Compartilhem fotos, vídeos, idéias, informações! NOSSA ÚNICA ARMA É O CONHECIMENTO, MAS, NÓS BEM SABEMOS, QUE SE BEM UTILIZADA, ELA É A MAIS PODEROSA DE TODAS.

Elisângela Sales Encarnação, professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Mestre em História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário