Ao lançar o
presente número da Revista Binacional Brasil – Argentina: diálogo entre as
Ciências (RBBA), ora tornado público, a RBBA, publicação eletrônica semestral
de caráter binacional vinculada aos Programas de Pós-Graduação Memória,
Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB) e Didáctica de las Ciências Experimentales
(PPGDCE/UNL) apresenta uma obra sui gêneris. Trata-se de um volume que reúne
autores de diversos países da América Latina, mais dois europeus. Assim, dá
continuidade à difusão da produção científica resultante do diálogo entre
diferentes áreas do conhecimento.
Estamos convictos de que os temas transversais que ora compõem a RBBA
são prementes para o diálogo entre as ciências que, por sua vez, se beneficiam
da História para untar as engrenagens que produzem o conhecimento. Certamente,
os temas desse número são instigantes para os leitores da revista e esperamos
que sejam, também, proveitosos para aprofundar o saber cientifico.
Sumário
Presentación/Apresentação
La formación en didactica-practica en el
profesorado de Matemática en el Uruguay (A Formação em Didática-Prática no
professorado de Matemática no Uruguay)
Cristina Ochoviet
Aportes sobre el estado actual de la Educación
Matemática en Argentina(Contribuições sobre o estado atual da Educação
Matemática na Argentina)
Sara Beatriz Scaglia y Fabiana
Kiener
La formación inicial del profesor de Matematicas de
Secundária de España (A formação incial do professor de Matemática do Ensino
Secundário na España)
Vicenç Font Moll
Un ejemplo de Modelización Matemática en la
Enseñanza Secundaria: Aceite y Água (Um exemplo de Modelização Matemática no
Ensino Fundamental II: Azeite e Água)
José Antonio Cajaraville Pegito
Maria Teresa Fernández Blanco
J. Benito Búa Ares
La Matemática en el arte: una visión (A Matemática
na arte: uma visão)
Elena Fernandez de Carrera
Investigación actual sobre la Educación en Ciencias
en México (Investigação atual sobre la Educação em Ciências no México)
Andoni Garritz
El camino de consolidación de la Educación en Ciencias Experimentales en
la Argentina: Una vision personal (A trajetória de consolidação da Educação em
Ciências Experimentais na Argentina: Uma Visão Pessoal)
Silvia Porro
Evaluación de la solidez en el aprendizaje de la Física por invariantes
en estudiantes de Ingeniería Química (Avaliação da solidez na aprendizagem da
Física por invariantes em estudantes de Engenharia Química
Juan José Llovera González
Lenguaje natural y léxicos específicos en la comunicación didáctica
(Linguagem natural e léxicos específicos na comunicação didática)
Aldo Borese
Diálogo sobre a internacionalização de Programas de
Pós-Graduação: Uma Experiência envolvendo a Utfpr/Ponta Grossa (Dialogo sobre
la internacionalización de Programas de Pos-Grado: Una experiencia involucrando
a Utfpr/Ponta Grossa)
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Ana Cristina
Schirlo
Acesse clicando RBBA
Vol. 2, Num. 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário