Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Revista Lutas Sociais lança dossiê Memória e Revolução na América Latina

Primeiro, colonizada, depois, subordinada e dependente na cadeia imperialista, constituída de formações sociais com forte presença de povos pré-colombianos, a América Latina sempre representou um desafio aos estudiosos. No campo do marxismo, José Carlos Mariátegui foi um pioneiro e inovador com suas teses sobre o lugar dos povos originários na luta anticapitalista; sobretudo porque formulou essas teses numa conjuntura de muito prestígio da concepção etapista de transição ao socialismo. Que não se engane o leitor com a presença das palavras “etapa” e “fase” na formulação de Mariátegui, pois aí elas não designam um estágio numa ordem sequencial progressiva, mas a contemporaneidade de todas elas numa luta que tem por horizonte o fim da dominação e exploração de classe.

Nessa quadra histórica, quando a luta pelo socialismo é retomada pela via insuspeita do questionamento das políticas de Estado e da exigência de constituição de outros tipos de Estado (dito comunal, na Venezuela; plurinacional na Bolívia; cidadão no Equador), via diferente das guerrilhas que agitaram a região até a década de 1980, mas não oposta a elas na medida em que delas tira lições e guarda o espírito rebelde, é oportuno retomar o legado de Mariátegui à luz dos novos desafios enfrentados pelas forças populares.

Como a obra de Mariátegui suscita um debate de grandes dimensões, o dossiê que Lutas Sociais apresenta pretende ser uma pequena contribuição para esta tarefa teórica...

Jair Pinheiro
(pelo Comitê Editorial)

Sumário
ARTIGOS

 
 
 
 
 
 
 
DOSSIÊ: Memória e revolução na América Latina: a atualidade de José Carlos Mariátegui
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LIVROS
A história da destruição cultural da América Latina: da conquista à globalização ,
de Fernando Báez
Um genocídio, um etnocídio e um memoricídio praticados contra os povos latino-americanos
Waldir José Rampinelli
 
Fonte: NEILS

Nenhum comentário:

Postar um comentário