Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Chamada para publicações – Revista Ideação

Adicionar legenda

Chamada para publicações – Revista Ideação



O conselho editorial da Ideação – periódico do Centro de Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu – informa que se encontra aberta a chamada para recepção de textos referente ao Volume 14, Número 01, ano 2012. Com o intuito de fortalecer o caráter interdisciplinar da revista na área de Ciências Sociais e Humanidades, propõe-se um dossiê com o tema Trabalho e Formação Humana na América Latina.

Como núcleo fundante da sociabilidade, o trabalho é uma categoria eivada de grande complexidade e universalidade histórica. Por um lado, há inúmeras interfaces sob as quais o trabalho permite ser captado na realidade: desde as formas em que aparece nas organizações e instituições em geral, até o papel que desempenham os seus sujeitos na tessitura social, econômica, política e cultural de regiões, países e blocos. Base da emancipação humana, ao tornar-se propriedade privada, o trabalho é também o principal meio de aviltamento do ser social. O que nos leva a considerar que, além de sua materialidade, o trabalho compõe-se, sobretudo, de inesgotável subjetividade. Do que decorre a importância de tomá-lo como central na formação humana em seu sentido mais pleno, enquanto processualidade constituinte de sujeitos conscientes e livres, para o que contribuem a educação e o exercício da política, do Estado aos movimentos sociais em geral.

Dentro dessas perspectivas, a América Latina, pelas tensões que carrega em sua formação social, não apenas exerce um papel histórico, como oferece uma heurística inestimável à elucidação das questões apontadas. Eis, enfim, o porquê deste dossiê, para o qual serão bem vindos artigos, ensaios, resenhas e outras contribuições, a serem encaminhadas para avaliação até o dia 15 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário