Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Debates sobre o Capitalismo Contemporâneo: Trabalhadores Movimentos Sociais e as Reformas do Capital

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Política e Sociedade – NETPS/CNPq convida e solicito divulgação da última atividade deste ano do Projeto de Extensão “Debates sobre o Capitalismo Contemporâneo: Trabalhadores Movimentos Sociais e as Reformas do Capital”, projeto vinculado ao Departamento de História da UESB.
A última programação de 2011 será um ciclo de debates, a se realizar em duas noites, nos dias 12 e 13-12, respectivamente no Auditório do Módulo 4 e Auditório 1 do Módulo Luizão. A primeira atividade, no Auditório do Módulo 4, às 19:00, será uma mesa com o tema “Capitalismo e Perspectivas da Esquerda no Brasil: a estratégia da frente partidária em debate”. O objetivo desta primeira atividade é discutir as formas de organização da esquerda brasileira e fazer uma análise crítica da estratégia da frente partidária. Participarão da mesa Milton Pinheiro (UNEB e Partido Comunista Brasileiro – PCB), Carlos Medeiros (Corrente Comunista Internacional – CCI) e Sebastião Carlos Pereira Filho (CSP Conlutas e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU).
Na seção do dia 13, às 19:00, no Auditório 1 do Luizão, teremos a mesa “Capitalismo, Crise, Barbárie e Tendências do Século XXI”, com Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Instituto de Economia da Unicamp) e Milton Pinheiro. Objetivo da mesa é discutir as possibilidades de desenvolvimento e os limites civilizatórios do capital.
Segue abaixo mais algumas informações sobre os palestrantes que estarão conosco no Ciclo de Debates.
Carlos Medeiros é militante da CCI, possui experiência junto à militância socialista e movimentos sociais.
Milton Pinheiro é militante do PCB, professor de Ciência Política da UNEB, editor da revista Novos Temas e autor/organizador dos livros Caio Prado Júnior - História e Sociedade (Quarteto), A Comuna de Paris 140 anos depois (Expressão Popular).
Sebastião Carlos Pereira Filho, o Cacau, é militante do PSTU, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas - Central Sindical e Popular. Possui formação em Direito, coordena o Coletivo Jurídico da Central. Membro do Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos – ILEASE.
Plinio de Arruda Sampaio Jr. é professor do Instituto de Economia da Unicamp e militante do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. Possui diversos artigos publicados sobre crise e economia capitalista. Autor de Capitalismo em Crise: A natureza e dinâmica da crise econômica mundial (Sundermman) e Entre a Nação e a Barbárie: Os dilemas do capitalismo dependente na era da globalização (Editora Vozes).
Em tempo, informo que em 2012 a programação desta edição do projeto de extensão terá continuidade nos meses de fevereiro e março.
Atenciosamente
Cristiano Ferraz
Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Política e Sociedade – NETPS/CNPq
Coordenador do Projeto de Extensão Debates Sobre o Capitalismo Contemporâneo: Trabalhadores, Movimentos Sociais e as Reformas do Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário