Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

PROIFES: um fracassado instrumento de domínio político


Tiago ZURCK (CEDU-UFAL)

Prezados,
A considerar a capacidade dos delegados que formam o CNG-ANDES-SN em negociar;
A considerar que o movimento grevista em curso tem sido um instrumento eficaz para pressionar o governo;
A considerar que foi o ANDES-SN que convocou as assembleias para uma GREVE GERAL DA CATEGORIA
A considerar que o PROIFES desde o início foi contra o movimento paredista.
A considerar que, das 8 universidades base do PROIFES, 7 estão em greve e algumas das assembleias de base decidiram enviar delegados para o CNG-ANDES-SN.
A considerar que o PROIFES tem negociado e se posicionado em relação a proposta do governo sem discutir com suas bases conforme a metodologia do ANDES-SN na última semana,
A considerar que o PROIFES começa a ser pressionado pela sua base a discutir com suas bases uma proposta não por cima, mas por baixo (verificar assembleias das bases),
Não considero que seja o PROIFES o protagonista desse processo, mas a base ligada ao CNG-ANDES. Entendo que o PROIFES está mais pra dividir a luta do que para contribuir... Mas, enfim esse é o contexto atual e temos que saber lidar com a pedra no caminho.

Um comentário:

  1. Como escreveu Ruy Medeiros em "Sem aula, sem salários" o modelo sindical e representativo de classe tem sido um obstáculo às lutas dos trabalhadores...A base pressiona e consegue colocar o "carro na rua", mas a "negociação" ainda pertence aos nossos porta-vozes surdos e submissos à logica do poder.

    ResponderExcluir