Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Relato de uma mulher que não se calará*




Postado em 16/08/2013 

No dia 31 de julho meu destino de alguma forma cruzou com o de Elvira Ferreira da Silva. Quando eu estava chegando na universidade com muita fome só pensando se daria tempo de encontrar as portas do Restaurante Universitário abertas, me deparei com uma cena de filme de terror, Ricardo Ferreira Gama estava jogado no chão todo ensanguentado, com três monstros em cima dele, muitas/os estudantes e trabalhadores/as estavam indignados/as em volta, mas ninguém conseguia impedir as agressões. Toda a fome desapareceu e eu só sentia indignação, raiva e muita vontade de gritar.

Não pensei duas vezes quando gritei, ameacei e tentei proteger com minha própria vida a vida de um companheiro, não sei se foi solidariedade de classe, se foi solidariedade de mulher com a Elvira, se foi “loucura”, apenas sei que o que senti naquele momento foi mais animal do que humano, uma vontade imensa de pegar o Ricardo e sumir com ele dali e protegê-lo, como Elvira faria.

Quando falamos de direitos humanos, vejo nisso um conceito vazio, defender um “politicamente correto”, quando nos indignamos e lutamos com toda paixão por uma causa não é luta por direitos, é luta por sobrevivência, e isso tem mais relação com o animal do que com o humano. E é essa luta que a maioria das/os militantes dos direitos humanos fazem, por isso são perseguidos/as, chamados/as de loucos/as, ou defensores/as de bandidos/as, porque reproduzimos a ideia que nesse Estado quem é da classe trabalhadora ou está “bem comportado” ou é bandido/a.

Mas o que quis dizer quando falei que minha vida cruzou com a de dona Elvira. Não conheço essa mulher pessoalmente, mas sei que sua dor é a minha, seus pesadelos nos últimos dias são os meus, tenho uma vontade enorme de voltar no tempo e reverter essa história. Mas não podemos voltar no tempo, não podemos construir lutas no passado, podemos olhar para o passado e construir lutas no presente, e muitos Ricardos ainda estão por aí, na favela, nos centros, nas faxinas e nas fábricas. A luta de classes é isso: amar quem a gente não conhece, lutar por aquele que sem dúvidas sabemos é igual a nós. Naquela quarta-feira, não tive nenhuma dúvida de que lado estava, sabia que não era do lado daqueles homens fardados e armados que ameaçavam a todos e principalmente ao Ricardo, não só eu como outros/as companheiros/as defendemos com nossas vidas, hoje eu só tenho uma certeza e é a mesma de Elvira:

“É muita coincidência uma coisa acontecer em um dia, e no outro o meu filho ser baleado, ser morto daquele jeito. Ele não tinha inimigos para ser morto daquele jeito. Não tem outra explicação, foi a polícia que matou o meu filho” Elvira Ferreira da Silva.

Quem matou Ricardo foi a Polícia Militar e o Estado brasileiro apoiou, e todos/as que se calarem serão cúmplices.

Somos todas/os Mães de Maio e vamos transformar o LUTO em LUTA.

(*preservamos a identidade para não expor a pessoa. Os relatos podem ser enviados para o e-mail quemmatouricardo@riseup.net)


Nenhum comentário:

Postar um comentário