Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

UESB: III Semana Acadêmica de Filosofia


Inscrições de trabalhos até o dia 30/08!

A III Semana Acadêmica de Filosofia é um evento organizado pelo Colegiado e pelos alunos do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Tem se consolidado como um espaço Acadêmico para a divulgação das pesquisas dos alunos de Graduação da Universidade e conta com a colaboração interinstitucional dos Cursos de Filosofia das Universidades do Estado da Bahia, estendendo-se para os demais pesquisadores da comunidade filosófica. 
Com o intuito de prestar uma dupla homenagem ao bicentenário do nascimento de Kierkergaard e ao centenário do nascimento de Paul Ricoeur, o evento tem como núcleo temático a relação entre filosofia e existência.
A problemática da existência sempre foi um tema central e recorrente no pensamento filosófico do ocidente. Deste a inflexão antropológica realizada por Sócrates, a filosofia incorpora o homem e a existência como objeto de sua reflexão e desenvolve esta problemática nas mais diferentes matizes ao largo de sua história. Porém, nem sempre a problemática da existência se constituiu como objeto primeiro da filosofia, em função do vinculo dominante do pensamento clássico com a perspectiva metafísica e do pensamento moderno com a problemática gnosiológica.
Para o pensamento clássico, a existência é apenas um atributo do ser, por isso a essência precede a existência. O que a filosofia existencial descobre, e isso graças a Kierkergaard, é a possibilidade de reverter esta ordem de prioridade: a existência não é um atributo do ser, porque ela é uma possibilidade sem atributos; a existência é algo que não se possui, se existe. 
A filosofia moderna descobre a consciência como ponto de partida da posição do homem no mundo, que marcará decisivamente a relação da filosofia com a existência. A reviravolta linguística que se opera na filosofia contemporânea também retoma em larga medida o entrelaçamento entre linguagem e existência pelo viés da linguagem ordinária, que recebeu a contribuição de muitos filósofos, entre eles Paul Ricoeur. 
Para além da caracterização meramente existencialista da filosofia, a relação entre filosofia e existência cruza o horizonte da investigação filosófica em seus diferentes paradigmas históricos, como preocupação permanente da uma filosofia que se quer radical (aberta, integral) e que procura superar os diferentes reducionismos epistemológicos.
A III Semana Acadêmica de Filosofia conta com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, Colegiado de Filosofia, Centro Acadêmico de Filosofia e os Grupos de pesquisa “Identidade, reconhecimento, memória e diferença” e “Filosofia da mente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário