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sexta-feira, 6 de setembro de 2013

V EEMEH | ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MARXISMO E EMANCIPAÇÃO HUMANA



Os Encontros de Educação, Marxismo e Emancipação Humana já se tornaram eventos consolidados na área da educação, anteriormente ocorrendo na região de Irecê (promovido pelo Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana da Uneb-Irecê), mas agora em todo o Estado da Bahia. Com discussões, palestras, noite cultural, apresentação de trabalhos de estudantes e professores, inclusive com envio de trabalhos produzidos em outros estados do país, é possível notar o crescimento do evento (qualitativa e quantitativamente).

O I EEMEH, realizado em 2007 teve como tema as teorias dominantes na docência e a crítica Marxista e contou com a presença de 150 inscritos e 37 trabalhos publicados nos anais do evento. O II EEMEH realizado no ano de 2008 teve como tema: A organização das lutas sociais e da escola para uma educação emancipadora. Nesta versão houve 196 inscrições e estimamos que durante os dias do evento circularam 250 pessoas. Foram publicados 53 trabalhos. No ano de 2009 realizamos o III EEMEH com a temática A problemática ambiental e a produção capitalista: desafios da educação para além do capital. Nesta edição foram 282 inscrições e circulação de pelo menos 350 pessoas nos dois dias de evento. Foram publicados 49 trabalhos. (Esses dados estão nos relatórios técnicos enviados à FAPESB nas últimas prestações de contas). A partir do III EEMEH decidiu-se pela periodicidade bianual do mesmo.


O IV EEMEH continuou ampliando e enraizando a cultura da pesquisa, do ensino e da extensão universitária por meio da produção científica e do debate franco, aberto e livre tendo por mediação um referencial teórico para a elaboração do conhecimento e atuação na prática pedagógica: o marxismo. A temática da quarta edição do EEMEH, ao tratar da formação do indivíduo na educação escolar, desde a perspectiva da teoria pedagógica marxista, teve sua importância radicada na necessidade de pensar os desafios e as possibilidades do desenvolvimento do trabalho educativo escolar no processo de formação dos indivíduos.

Para este V EEMEH, neste ano de 2013, a ser realizado na UESC, elegemos a temática Luta de classes, Diversidade e Universalidade na educação escolar, num momento de acirrado debate teórico, político e ideológico em que assistimos o avanço das teorias intituladas “pós-modernas” influenciando as diversas áreas do conhecimento anunciando inúmeros “giros” ou “viradas epistemológicas”, tais como a "virada linguística", "hermenêutica" e "pragmática", as quais vêm questionando conceitos, explicitando interesses subjacentes à defesa da irracionalidade, do subjetivismo, dos particularismos, e da fragmentação, levantando hipóteses sobre o status da teorização na Educação no Brasil (TAFFAREL; ALBUQUERQUE, 2011).

Ao localizarmos este debate no âmbito da educação escolar, pretendemos problematizar e explicitar a crítica às teorias pedagógicas alinhadas com o pensamento pós-moderno revelando os limites e as implicações ideológicas dessas tendências as quais fragmentam e, no limite, eliminam o currículo escolar, na medida em que questiona a transmissão do conhecimento historicamente acumulado no âmbito científico, artístico e filosófico, prevalecendo imposturas intelectuais e o recuo teórico na formação humana, sobretudo dos filhos da classe trabalhadora do campo e da cidade.

Objetivos

a) Discutir as contribuições da teoria pedagógica marxista para o desenvolvimento da formação humana dos indivíduos no interior da instituição escolar, em especial a discussão a partir das seguintes categorias: Luta de classes, diversidade e universalidade. Ao refletir acerca desta temática pretende-se aprofundar o debate e os referenciais no interior das pedagogias contra-hegemônicas acerca da função social da educação escolar e sua importância no desenvolvimento omnilateral dos educandos.

b) Oportunizar o diálogo entre professores da educação básica, estudantes universitários, professores e pesquisadores do ensino superior da Bahia e de ouras regiões do país.

c) Estimular estudantes e professores a apresentarem e colocarem à apreciação suas produções científicas.

Informações do site do evento.

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