Os Encontros de Educação,
Marxismo e Emancipação Humana já se tornaram eventos consolidados na área da
educação, anteriormente ocorrendo na região de Irecê (promovido pelo Coletivo
de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana da Uneb-Irecê), mas
agora em todo o Estado da Bahia. Com discussões, palestras, noite cultural,
apresentação de trabalhos de estudantes e professores, inclusive com envio de
trabalhos produzidos em outros estados do país, é possível notar o crescimento
do evento (qualitativa e quantitativamente).
O I EEMEH, realizado em 2007
teve como tema as teorias dominantes na docência e a crítica Marxista e contou
com a presença de 150 inscritos e 37 trabalhos publicados nos anais do evento.
O II EEMEH realizado no ano de 2008 teve como tema: A organização das lutas
sociais e da escola para uma educação emancipadora. Nesta versão houve 196
inscrições e estimamos que durante os dias do evento circularam 250 pessoas.
Foram publicados 53 trabalhos. No ano de 2009 realizamos o III EEMEH com a
temática A problemática ambiental e a produção capitalista: desafios da
educação para além do capital. Nesta edição foram 282 inscrições e circulação
de pelo menos 350 pessoas nos dois dias de evento. Foram publicados 49
trabalhos. (Esses dados estão nos relatórios técnicos enviados à FAPESB nas
últimas prestações de contas). A partir do III EEMEH decidiu-se pela
periodicidade bianual do mesmo.
O IV EEMEH continuou ampliando
e enraizando a cultura da pesquisa, do ensino e da extensão universitária por meio
da produção científica e do debate franco, aberto e livre tendo por mediação um
referencial teórico para a elaboração do conhecimento e atuação na prática
pedagógica: o marxismo. A temática da quarta edição do EEMEH, ao tratar da
formação do indivíduo na educação escolar, desde a perspectiva da teoria
pedagógica marxista, teve sua importância radicada na necessidade de pensar os
desafios e as possibilidades do desenvolvimento do trabalho educativo escolar
no processo de formação dos indivíduos.
Para este V EEMEH, neste ano de
2013, a ser realizado na UESC, elegemos a temática Luta de classes, Diversidade
e Universalidade na educação escolar, num momento de acirrado debate teórico,
político e ideológico em que assistimos o avanço das teorias intituladas
“pós-modernas” influenciando as diversas áreas do conhecimento anunciando
inúmeros “giros” ou “viradas epistemológicas”, tais como a "virada
linguística", "hermenêutica" e "pragmática", as quais
vêm questionando conceitos, explicitando interesses subjacentes à defesa da
irracionalidade, do subjetivismo, dos particularismos, e da fragmentação,
levantando hipóteses sobre o status da teorização na Educação no Brasil
(TAFFAREL; ALBUQUERQUE, 2011).
Ao localizarmos este debate no
âmbito da educação escolar, pretendemos problematizar e explicitar a crítica às
teorias pedagógicas alinhadas com o pensamento pós-moderno revelando os limites
e as implicações ideológicas dessas tendências as quais fragmentam e, no
limite, eliminam o currículo escolar, na medida em que questiona a transmissão
do conhecimento historicamente acumulado no âmbito científico, artístico e
filosófico, prevalecendo imposturas intelectuais e o recuo teórico na formação
humana, sobretudo dos filhos da classe trabalhadora do campo e da cidade.
Objetivos
a) Discutir as contribuições da
teoria pedagógica marxista para o desenvolvimento da formação humana dos
indivíduos no interior da instituição escolar, em especial a discussão a partir
das seguintes categorias: Luta de classes, diversidade e universalidade. Ao
refletir acerca desta temática pretende-se aprofundar o debate e os
referenciais no interior das pedagogias contra-hegemônicas acerca da função
social da educação escolar e sua importância no desenvolvimento omnilateral dos
educandos.
b) Oportunizar o diálogo entre
professores da educação básica, estudantes universitários, professores e
pesquisadores do ensino superior da Bahia e de ouras regiões do país.
c) Estimular estudantes e
professores a apresentarem e colocarem à apreciação suas produções científicas.
Informações do site
do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário