Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

NOTA PÚBLICA DE APOIO AOS TUPINAMBÁ


Nós, docentes e membros do COLEGIADO da Licenciatura Intercultural Indígena – LINTER - e a Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Porto Seguro, tornamos público o nosso apoio aos Tupinambá do Sul da Bahia, em decorrência das ações violentas que vêm ocorrendo contra eles nos municípios de Buerarema e Ilhéus (Olivença).
Os conflitos ocorridos entre índios Tupinambá e fazendeiros têm se agravado em decorrência dos impasses e morosidade do Estado na definição quanto ao reconhecimento do território indígena. Tais indefinições têm desencadeado ações arbitrárias e opressoras que evoluem a cada dia para níveis intoleráveis de violência, medo e insegurança. Os fazendeiros estão utilizando ações violentas. Segundo os noticiários da imprensa local, casas indígenas são incendiadas por bandos armados e encapuzados, um ônibus escolar, que atende as crianças da Comunidade de Serra do Padeiro, foi alvejado, provocando a suspensão das aulas na escola indígena em todo o sul da Bahia, um carro da SESAI foi incendiado, além da queima de produtos comercializados pelos indígenas como meio de subsistência.
Essas arbitrariedades sofridas pelos Tupinambá da região representam uma violação aos direitos básicos referentes à dignidade humana e respeito à diversidade étnica assegurados pela Constituição Brasileira, além de ser um retrocesso na credibilidade das Instituições Democráticas.
Diante do exposto, solicitamos ampla divulgação deste documento por parte da imprensa e ações imediatas do poder público contra os atos de violência e arbitrariedades promovidas.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA/CAMPUS DE PORTO SEGURO/IFBA
COLEGIADO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA

COORDENAÇÃO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA     

Nenhum comentário:

Postar um comentário