Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Programa de pós-graduação da UESB é excelência nacional

por Raíssa Novais

Pela primeira vez, um programa de pós-graduação da Universidade é avaliado com o conceito 5, que significa excelência nacional. Neste mês, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou os resultados da sua avaliação trienal (2010/2011/2012) e o Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) alcançou o resultado que destaca a Universidade no cenário do país.
Implantado pela Capes, ainda em 1976, o Sistema de Avaliação da Pós-graduação vem cumprindo um papel essencial para o desenvolvimento da área e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Na Uesb, o PPGMLS teve início em 2008 como um prolongamento das atividades acadêmicas e de projetos de pesquisa dos docentes-pesquisadores de grupos de pesquisas cadastrados no CNPq e de autorizados pela Instituição, em que buscava-se chegar a uma plataforma intelectual e institucional comum.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Alexilda Oliveira, ressalta a importância da participação ativa dos docentes e discentes nessa concretização. “Este é um Programa ainda considerado novo e, já conseguir um conceito 5, em uma universidade estadual no Nordeste, nos deixa extremamente satisfeitos. Isso significa visibilidade, consolidação e crescimento”, declara.

Maria da Conceição Fonseca, membro do corpo docente do Programa e Lívia Diana, coordenadora do PPGMLS, também destacam que "o resultado alcançado é fruto de dedicação e esforço dos docentes, pesquisadores e discentes envolvidos”.

As notas atribuídas pela Capes obedecem à seguinte escala: 1 e 2 descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um programa com bom desempenho, 5 é considerado de excelência nacional e 6 e 7 equivalem a um alto padrão internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário