Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA) no Latindex

A RBBA – DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS foi reconhecida como uma publicação de trabalhos inéditos que contemplam conhecimento interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas em favor do conhecimento contemporâneo que transcende os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus espaços nacionais e internacionais, pelo Latindex. Clique para acessar o registro da RBBA no Latindex.

O Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), é um sistema de informação acadêmico, sem fins lucrativos e de consulta gratuita, especializado em periódicos científicos editados nos países ibero-americanos que oferece, também, informação acerca de periódicos temáticos sobre a América Latina, editados fora da região. O sistema é fruto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países.

Como fonte de informação o Latindex é um recurso útil para se obter documentos relacionados às revistas científicas, como são a Guia para Publicações Científicas ou a edição de revistas científicas: guia de bons usos. Também dispõe de uma série de apresentações PowerPoint dos diferentes workshops e seminários para editores, que o Latindex organizou em vários países da região, bem como uma seção de notícias, em constante atualização, que se refere aos eventos relevantes para editores, profissionais das bibliotecas e de informação e público, em geral, interessado nas revistas científicas na região e no mundo.

Antecedentes

O Latindex tem suas origens fundadas nas recomendações do Primeiro Workshop sobre Publicações Científicas na América Latina, celebrado em 1994, na cidade de Guadalajara, México, no qual se revelou a falta de um sistema de informação próprio para os periódicos de caráter científico e acadêmico dos países de língua espanhola e portuguesa. A partir desta constatação, iniciou-se Latindex teve início na Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), no final de 1995. Propôs como elemento indispensável do sistema que tivesse um caráter regional e cooperativo, que por não estar centralizado numa determinada instituição ou país, baseasse sua fortaleza no trabalho compartilhado e na proximidade às fontes que geram ou distribuem dados sobre as revistas.

A reunião de instalação da rede Latindex teve lugar na UNAM (Universidad Nacional Autónoma do México) em fevereiro de 1997, contando com a presença dos quatro países fundadores, representados pelas seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Brasil), Instituto de Informação Científica e Tecnológica (Cuba), Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (Venezuela) e a Universidade Nacional Autônoma de México.

A primeira versão do projeto abrangia os países latino-americanos e tinha como nome Índice Latino-americano de Publicações Científicas Seriadas. Com a adesão da Espanha e Portugal em 1998, o sistema mudou a sua atual denominação e cobertura.

O Latindex oferece quatro bases de dados sobre os periódicos científicos publicados nos países Ibero-americanos:

1) Diretório. Disponível desde 1997, trata-se do cadastro dos periódicos científicos editados nos países da região. Em outubro de 2012 tinha mais de 21.000 periódicos registrados (ativos ou descontinuados) publicados em 32 países e territórios, incluindo também revistas editadas por organismos internacionais no qual participam os países ibero-americanos, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), ou o Instituto Pan-americano de Geografia e História (IPGH), entre outros. Integra assim, sob a denominação de “Latinoamericanistas” aqueles periódicos com conteúdos sobre a região, mas que são editadas em países de fora da região.

2) Catálogo. Disponível desde 2002, trata-se de um subconjunto dos periódicos inclusos no Diretório. Faz parte do Catálogo somente periódicos que cumprem com um mínimo de características editoriais estabelecidas pelo Latindex, mediante a aplicação de critérios[1] de qualidade editorial. Em outubro de 2012, o catálogo registrava mais de 6.400 títulos.

3) Periódicos eletrônicos. Também disponível desde 2002, permite a localização automática das publicações inclusas no Diretório, que têm uma versão em linha e informa sobre os tipos de acessos, os formatos em que se apresentam e sua cobertura temporária, estabelecendo um enlace com a direção eletrônica da revista e o acesso ao texto completo dos artigos disponíveis. Em outubro de 2012, este diretório registrava mais de 4.700 títulos.

4) Portal de Portais. É um macro portal, criado em 2011, que reúne e dá acesso aos conteúdos de uma seleção de periódicos acadêmicos ibero-americanos disponíveis em 18 hemerotecas virtuais criadas na região por diversas instituições: Dialnet, e-Revistas, Lamjol, Pepsic, Racó, Redalyc, Revistas de la Universidad de Chile, Portal de Revistas Científicas y Arbitradas de la UNAM, Saber ULA, UFPR e alguns sítios nacionais da rede SciELO: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México y Peru. Em outubro de 2012, oferecia mais de 1.200,000 artigos com texto completo proveniente a mais de 3.000 periódicos de acesso aberto. Os portais participantes fazem uso da ferramenta OA Harvester 2, desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), que permite a coleta de metadados. Está disponível através do sitio web do Latindex.

Os usuários de Latindex são principalmente editores, bibliotecários e profissionais da informação, administradores da atividade científica, assim como acadêmicos interessados na documentação científica, a indústria editorial e os periódicos acadêmicos ibero-americanos. Por outro lado, o Portal de Portais está mais dirigido a pesquisadores, docentes e alunos.

Clique LATINDEX para consultar.


[1] Disponíveis para consulta no próprio sitio web do Latindex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário