Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2011

Assembleia Universitária: NOTA PÚBLICA


Os docentes e discentes presentes na Assembléia Geral Universitária do dia 09 de julho de 2011, no Auditório Wally Salomão, campus da UESB/Jequié vem a público manifestar seu apoio à manutenção dos Blogs Greve UESB 2011, Movimento Estudantil de Itapetinga, Movimento Estudantil de Jequié e do Mobiliza UESB por compreender a importância desses instrumentos de divulgação das atividades político-acadêmicas e sua relevância enquanto meios de discussão acerca dos problemas que dizem respeito à universidade pública e à educação em termos gerais.
Durante todo o período da greve deflagrada pelos docentes e discentes da instituição, esses sites tiveram mais de setenta mil acessos, oriundos de diversos estados e, inclusive, de outros países. Diversas pessoas contribuíram com informações diversas, notícias e reflexões críticas valiosíssimas no que diz respeito à educação pública brasileira e, a despeito de todas as mentiras veiculadas pelo governo do Estado da Bahia nos grandes veículos de comunicação, os blogs se sustentaram como canais de comunicação autônomos e democráticos da comunidade acadêmica.
A greve é um mecanismo histórico da classe trabalhadora em sua luta contra a exploração capitalista, contudo, a sua atuação não se restringe a ela, visto que, permanentemente, somo acossados pelos exploradores e cúmplices do capitalismo. Por isso mesmo, todas as estratégias bem sucedidas de conter a tirania patronal devem ser cultivadas no intuito de potencializar as possibilidades de luta dos trabalhadores.
Nesse momento, em que as reivindicações que motivaram a nossa greve continuam sem solução, é essencial preservar os espaços coletivos e democráticos de discussão como meios de evitar a desmobilização e o abandono da luta política. Se nós descobrimos e utilizamos ferramentas tecnológicas de longo alcance que permitem ampla difusão de nossas idéias e denunciam a falta de compromisso dos governos estaduais com a educação, não podemos dispensá-las ou ignorá-las. Assim, recusamos qualquer tentativa unilateral ou autoritária de decisão sobre os rumos dos blogs e conclamamos ao respeito às decisões soberanas e coletivas que se sobrepõem aos desejos e às vaidades pessoais. Defendemos a pluralidade de idéias e sua ampla divulgação em quaisquer meios para que a mobilização em defesa da educação se torne cada vez maior e mais consistente, a reivindicar a atenção merecida para um dos principais fatores de desenvolvimento humano que é a Educação. E que esta seja pública, socialmente referenciada e realmente democratizada.
Jequié, 09 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário