Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deliberações da Assembléia Universitária


No dia 09 de julho de 2011, em Jequié, aconteceu mais uma edição da Assembléia Universitária/UESB. A importância dessa AU foi especialmente singular, por ser a primeira Assembléia no pós-Greve dos docentes e discentes da instituição. Com um público maior do que o que se esperava, o evento foi, particularmente, de profunda reflexão acerca do presente e do devir da AU, que tomou deliberações e encaminhamentos nesse sentido, fechando um ciclo de sua existência (o da greve, da qual foi fruto). Foram eles:

1)      Será formulado documento explicativo e histórico acerca da Assembléia Universitária/UESB com o intuito de publicizar o máximo possível esta instituição política no universo acadêmico. O documento deverá ser enviado aos departamentos, colegiados, reitoria, sindicatos e entidades estudantis.
2)      Criação de um e-mail da AU, para facilitar o trabalho de divulgação e discussão virtual.
3)      Decidiu-se que, para além do registro e divulgação das deliberações da AU, cada Assembléia terá seu registro em atas específicas, e serão publicizadas no Blog da Greve.
4)      Criação da Comissão de Comunicação. Foram eleitos o professor Rubens e as discentes Marie e Géssica. Ficou decidido que, a cada edição da AU a plenária decide se continuam os integrantes ou não.
5)      Foi criada uma Comissão de Coordenação/organização, nos mesmos parâmetros da Comissão de Comunicação. Para esta foram eleitos os discentes Rafael, Matheus e os professores Adriana Barbosa e José Dias.
6)      Aprovou-se a transformação do Blog da Greve num fórum de discussão dos temas inerentes à Educação em geral e dos assuntos inerentes à Universidade. Decidiu-se também que será mantida o mesmo endereço e a mesma nomenclatura, mas com o subtítulo “Fórum Universitário da UESB”.
7)      Foi aprovada a indicação do nome do professor Francisco Carlos para elaborar indicações de discussão do modelo de restaurante universitário, e o nome do professor Cândido Requião com o mesmo papel, mas para analisar o tema resoluções da universidade.
8)      Foi aprovada uma Moção de Repúdio à retaliação da Reitoria da UESB aos discentes que participaram do Movimento Estudantil em Greve, suspendendo suas atividades pré-estabelecidas de fiscais do Vestibular de meio de ano.
9)      Foi aprovado o apoio da plenária da AU aos estudantes de Jequié no que tange à discussão do calendário aprovado.
10)  Aprovou-se uma ampla publicização das deliberações e convocatórias, assim como de todas as atividades da AU, fazendo uso, inclusive dos órgãos de comunicação da Universidade (Site, rádio, TV).
11)  Por fim, aprovou-se a data para a próxima reunião da Assembléia Universitária 03/09/2011, às 13:00 horas, em Vitória da Conquista), assim como o seguinte indicativo de pauta: informes, definição dos rumos da AU, idem para os temas futuros (agenda) e a discussão "Que universidade queremos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário