Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Professor repudia retaliação da COPEVE/UESB

Na condição de professor UESB e membro da comunidade universitária gostaria de manifestar minha profunda indignação com a retaliação da Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE aos alunos que participaram ativamente da greve, impedindo-os de atuar como fiscais do vestibular da instituição ocorrido neste mês. O repúdio é ainda maior diante das denúncias de que a administração da universidade, representada pela Procuradoria Jurídica e acompanhada pela polícia retirou uma discente de dentro do campus de Jequié, num carro oficial da instituição e a conduziu para ser interrogada na sede do Ministério Público daquele município, sem que lhe fosse garantida a prerrogativa de assistência jurídica ou familiar e constrangendo-a a confessar participação no movimento de boicote ao referido concurso de acesso à universidade. O sigilo de sua correspondência eletrônica foi violado e cópias foram adquiridas sem consentimento ou decisão judicial. Tal procedimento, característico dos regimes autoritários, não deve ser tolerado na sociedade brasileira e, ainda menos, no interior da universidade onde o direito de opinião e a livre manifestação das idéias devem, não apenas ser garantidos, como também, estimulados em benefício da produção do conhecimento e de sua disseminação. Diante disso, devemos estar atentos para impedir que as instituições responsáveis por defender a diversidade e os interesses coletivos conduzam as discussões em processos eivados de ilegalidades e contrariem até mesmo os princípios elementares do Estado de Direito.

 
Vitória da Conquista, 11 de junho de 2011
Prof. Dr. José Alves Dias 

Um comentário:

  1. Ouvir colegas dizerem para mim que o movimento estudantil se uniu a reitoria e considerou somente o governo como principal inimigo. Esses colegas são aqueles que não estavam a pá da situação e tiravam suas conclusões somente com o que a mídia transmitia(que por sinal escondia,muita das vezes, a realidade de várias formas). Ai fica pergunta: como se tornar aliado a alguém que prática tais atos DITATÓRIAS com você?
    Devemos mostrar à todos o que realmente nossa universidade está fazendo com seus membros, principalmente, a categoria mais interessada e a que vem lutando apenas por seus direitos e por uma educação de qualidade.
    Da luta não me retiro, por uma universidade pública de qualidade e por uma melhor educação no meu país. Ao meu futuro e ao futuro de todos!

    ResponderExcluir