Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chamada para publicação: Determinações do mundo do Trabalho: Sociabilidade, Política e Cultura

A temática da Seção Dossiê será "Determinações do mundo do Trabalho: Sociabilidade, Política e Cultura". Também receberemos trabalhos referentes às seções Miscelânea e Especial (poderão ser publicados trabalhos variados nessas seções), conforme as Normas de Publicação.

Dentro da perspectiva "Determinações do mundo do Trabalho: Sociabilidade, Política e Cultura", os trabalhos devem abordar fenômenos atinentes, principalmente, às seguintes indicações:

Essa linha de pesquisa, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, investiga as múltiplas determinações e dimensões do trabalho e da sociabilidade, da inserção no processo produtivo da vida material e as representações culturais e ideológicas que embasam a manifestação de movimentos sociais e políticos, sejam aqueles que configuram o trabalho como classe ou aqueles que reproduzem a situação de estranhamento/alienação e subalternidade. Constituem objetos específicos de estudo dessa linha: 

a. crítica da cultura e das formas de sociabilidade geradas pelas novas tecnologias informacionais, pela reestruturação produtiva do capital, pelos processos de formação, organização e gerenciamento da força de trabalho, pelos processos de precarização e desqualificação do trabalho, junto com os desdobramentos na saúde e subjetividade do trabalhador e nas instâncias político-jurídica e ideológica;

b. formas de organização e expressões da subjetividade do mundo do trabalho frente ao capital, como associações, partidos, sindicatos e movimentos sociais;

c. relação entre Estado de classe e suas determinações, intelectuais, capital e mundos do trabalho;

d. teoria social e política vinculada ao protagonismo histórico das classes subalternas.

O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 06/04/2014 e estes devem ser submetidos pelo sistema, online:

Nenhum comentário:

Postar um comentário