Pesquisar este blog

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Um Brasil real? e a Copa do Mundo

Rubens Mascarenhas

Vídeo exibido no YouTube (em inglês e legendado) convida estrangeiros a conhecer a realidade brasileira, enfocando as mazelas sociais, morais e econômicas que os espera na Copa de 2014.

 
Claro que o vídeo é seletivo e não mostra muitas das particulares belezas e riquezas naturais e sociais que o país tem, mas não se pode negar que expõe o quadro de horror social que as camadas pobres de nossa sociedade vivem. Quadro, aliás, que passa despercebido pela grande imprensa e pelos canais oficiais de comunicação. Quando não passam despercebidos, recebem um tratamento distorcido, mentiroso, enfim, altamente ideologizado.
 
Assim, quem não quer ver essa realidade vivida cotidianamente pelos despossuídos tal qual é, basta frequentar os meios de comunicação e a propaganda mentirosa das agências publicitárias governamentais – pagas com o dinheiro público – e da FIFA – que também recebe benesses do poder estatal em benefício do capital que “investe no futebol”. Na publicidade governamental e da Fifa, as desigualdades (discrepâncias) sociais não existem como se pinta, já que o Brasil tem um governo “de esquerda” e “popular”; os meios de transporte são eficientes (em São Paulo, ufanisticamente, se diz que os paulistas têm o mais avançado sistema de metrô do mundo. Temos testemunhado o quanto isso é mentiroso. O governo federal chegou mesmo a prometer um trem bala para a Copa. Não estou aqui negando que parte da proposta tenha sido cumprida: as balas chegaram (primeiro de borracha e agora...) estão aí, que o digam os manifestantes contrários à Copa e a outras mazelas brasileiras. No entanto, a outra parte da promessa, o trem...); a impunidade seletiva é jogada para debaixo do tapete e quando se trata de punir bandidos de colarinho branco, escarniada, revoltando a todo e qualquer um que tenha um mínimo senso de honestidade e ética; o fascismo que permeia o Estado brasileiro e todos os seus aparelhos (Judiciário, Policial, Legislativo e o próprio Executivo) que, para manter a ordem exigida pelo grande capital (a Fifa por tabela) têm assassinado, violado direitos civis, forjado prisões (criminalizando toda e qualquer contestação e violentando trabalhadores à luz do dia;
Claro que não esperamos que os interessados nos lucros da Copa (a burguesia, a Fifa e meia dúzia de fanáticos e interesseiros) aprovem o conteúdo do vídeo, preferem aprovar as propagandas mentirosas e manipuladas de todo o processo social que permeia a “nação de chuteiras” e dizer que “quem não apoia a Copa não é brasileiro”, assumindo uma acrítico, estúpido e estapafúrdio. nacionaislismo.
Leia também:


Assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário