A temática desse Simpósio – religiões e religiosidades – foi escolhida em função da importância que ela tem para os estudos historiográficos atuais e para os que se desenvolvem em torno do Grupo de Estudos Escravidão e Mestiçagens. O objetivo é enfocá-la de maneira associada às formas de sociabilidade que fomentaram dinâmicas de mestiçagens – tanto biológicas, quanto culturais.
Religiões e religiosidades, assim, vão muito além das fronteiras das crenças e das práticas religiosas, perpassando todas as dimensões do social, aproximando e apartando mundos, culturas e tradições; constituindo espaços comuns e particulares; mesclando, superpondo e antagonizando grupos, formas de viver e de pensar; estabelecendo ritmos, ritos e códigos da vida social; subsidiando linguagens, imaginários e discursos; enfim, constituindo-se em um dos pilares fundamentais de conformação das sociedades e de suas formas de organização e de funcionamento.
Pretendemos, portanto, nessa edição do Simpósio, discutir como e em que medida as dimensões da escravidão e das mestiçagens se cruzavam, se conectavam e/ou se distanciavam das religiões e das religiosidades. As interações ocorridas entre essas dimensões propiciaram uma infinidade de relacionamentos cotidianos, assim como redefinições de formas de sociabilidade em ambiente escravista e mestiço, que precisam ser melhor compreendidos e explicados.
CEPAMM
Centro de Estudos sobre
a Presença Africana no Mundo
Moderno - UFMG
Grupo de Pesquisa
Escravidão, mestiçagem, trânsito
de culturas e globalização
séculos XV a XIX -
UFMG/CNPq
Grupo de Pesquisa
Escravidão e Mestiçagens:
Escravidão, comércio e trânsitos
culturais nos sertões da Bahia e
de Minas Gerais. Século XVIIIUESB/
CNPq
Grupo de Pesquisa
Sociedades Escravistas
nas Américas - Universo/CNPq
Nenhum comentário:
Postar um comentário