Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Relações Internacionais e Desenvolvimento: chamada para publicação

Revista Aurora 7ª Edição

A Revista Aurora (Unesp) faz chamada para publicação até o dia 30/09/2012.

A temática da Seção Dossiê será "Relações Internacionais e Desenvolvimento". Também receberemos trabalhos referentes às seções Miscelânea e Especial (poderão ser publicados trabalhos variados nessas seções), conforme as Normas de Publicação.
Os trabalhos devem ser submetidos pelo sistema, online para a Revista:
Dentro da perspectiva "Relações Internacionais e Desenvolvimento", os trabalhos devem abordar fenômenos atinentes, principalmente, às seguintes indicações:
Esta linha de pesquisa busca investigar a partir de um enfoque multidisciplinar e crítico, de um lado, questões relativas às relações internacionais, especialmente a integração regional em seus múltiplos aspectos, o papel dos Estados Nacionais e do direito internacional, os conflitos internacionais e a expansão dos meios de proteção dos direitos humanos. Essa abordagem abarca análises comparativas e históricas sobre as políticas exteriores, os processos de integração regional e cooperação entre países e o papel das instituições internacionais. Diretamente relacionada a essas temáticas, a linha aborda, de outro lado, as diferentes experiências e estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social, enfatizando os projetos nacionais, os atores sociais, os problemas ambientais e sociais, as políticas governamentais e a reconfiguração do Estado, apoiando-se na teoria sociopolítica e econômica e na sociologia ambiental. Os estudos desta linha privilegiariam análises em perspectiva histórica com o objetivo de entender as possibilidades e a natureza do desenvolvimento nacional e regional no contexto de globalização da sociedade capitalista, que vem redefinindo o espaço e escopo dos Estados nacionais. Essa abordagem também implica na discussão crítica das teorias do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário